Lindoia tem questionário online para população apontar problemas de saneamento

A Prefeitura de Lindoia, dentro do Programa Água Legal, lançou recentemente um questionário online para saber da população quais são os principais problemas de saneamento da cidade. O acesso ao formulário se dá pelas redes sociais da Prefeitura e pelo link aqui https://www.lindoia.sp.gov.br/pagina/4/plano-municipal-de-saneamento-basico

Segundo chefe do setor de Obras, Caio Augusto Rovaron Maion, o formulário tem por objetivo geram banco de dados sobre volume de água e de esgoto com relação a qualidade desses atendimentos no município.  É um questionário participativo, para a população dar opiniões a respeito do saneamento básico, e ajude a construir o Plano Municipal de Saneamento Básico. No formulário é possível  dar opinião e relatar fatos que ocorrem no bairro, na rua  da residência ou mesmo na casa do Munícipe.

“A capital nacional da água mineral merece ter uma água de qualidade e a participação da população é muito importante”, destaca o prefeito Luciano Lopes (PSDB) sobre o questionário desenvolvido pela Diretoria de Obras para ser base do Plano Municipal de Saneamento Básico. O questionário é confidencial e será utilizado apenas pelo técnicos da Diretoria de Obras de Lindoia para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento.

questionário
Prefeito Luciano Lopes (PSDB) e o vice Luiz Claudio Perciane (DEM) no lançamento da divulgação do questionário  (divulgação )

Objetivos do Pano de Saneamento

De acordo com Caio Augusto, o Plano Municipal de saneamento Básico é fundamental para Município. “O projeto objetiva a base do Plano Municipal de Saneamento Básico. Ele é que dá as diretrizes tanto para investimentos na rede de água, quanto para a coleta e tratamento de esgoto na rede municipal”.

Segundo o chefe de Divisão de Obras, o Plano Municipal engloba desde a captação da água, o tratamento, a distribuição, as redes de distribuição, a medição nos hidrômetros. Já na parte de esgoto, envolve desde a coleta, as redes de condução, o encaminhamento para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE  localizada na Av. Dr. Angelo Merola e a deposição final do esgoto tratado no Rio do Peixe. “E nos bairros onde não têm rede de esgoto, a qualidade e as características das fossas sépticas ou das fossas que já existem nos imóveis”, complementa.

O Plano Municipal de Saneamento possui planejamento para pequeno, médio e longo prazo das ações que serão desenvolvidas pelo município. Antes dele entrar em execução, deverá ser analisado e aprovado pela Câmara Municipal de Lindoia. “Os dados serão divulgados assim que o plano for finalizado”, destaca Caio Augusto.

Fotos: Divulgação / Reprodução / Carlos Alberto Salomão

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/09/11/lago-do-cavalinho-branco-esta-com-5-de-sua-capacidade-e-kalil-15/