Águas de Lindoia terá monumento a Zequinha de Abreu no Bosque

Projeto prevê reurbanização da área central que abriga a feirinha de malhas, com paisagismo e novo calçamento

O diretor de Cultura, Joel Raimundo de Souza, apresentou nessa sexta-feira, dia 13, a um grupo de empresários de Águas de Lindoia, o projeto de reforma no Bosque e monumento em homenagem a Zequinha de Abreu. A obra será de restauração do Bosque que leva o nome do músico e deve criar um novo espaço turístico na estância. O projeto será executado com recursos do Dadetur.

Segundo Joel, o projeto deve ser iniciado após as obras da Praça Adhemar de Barros, e tem autoria do arquiteto Samuel Machado Mantovani. O diretor de Cultura disse também não querer adiantar o lançamento da obra, mas apresentou o projeto para o grupo em defesa da municipalidade, diante das críticas direcionadas a atual situação do Bosque Zequinha de Abreu, classificada por muitos como de abandono.

Projeto

O arquiteto Samuel Machado Mantovani projetou para o Bosque de Águas de Lindóia, onde tem a feirinha, que leva o nome de Zequinha de Abreu, importante músico, compositor e instrumentista brasileiro, que compôs uma melodia para a cidade, “Tardes de Lindoya”.  “O monumento em sua homenagem representa a musicalidade de forma abstrata, sinuosas, remetendo-se a uma arquitetura contemporânea. Entretanto, sua forma, se harmoniza com a arquitetura moderna de Águas de Lindóia”, destaca Samuel.

Samuel aposta no projeto urbano em que “as curvas de um violão tomam a tridimensionalidade e ganham o ar de forma ondulada, como o som que se propaga e movimenta. Um mural se forma desta composição arquitetônica. Nele as letras da música “Tardes de Lindoia”, que Zequinha de Abreu compôs para Águas de Lindóia são representadas. As cordas do violão cruzam o caminho do bosque e se dividem para permitir a passagem do pedestre. Nestas linhas, que dão som ao instrumento, o compositor Zequinha de Abreu repousa e observa a paisagem de Águas de Lindoia tocando sua música. Ele tem posição voltada para o Balneário Municipal e a Igreja Nossa Senhora das Graças”, descreve no projeto.

Foto: Reprodução do Projeto Monumento a Zequinha de Abreu

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/08/13/caso-variante-delta-nao-e-de-itapira-mas-de-mogi-mirm/