GCM de Amparo captura Jiboia de 1,5 metros

Nesta quinta-feira, dia 12, por volta das 10h30, o CAD da Guarda Civil Municipal – GCM de Amparo foi acionado por um proprietário de uma chácara localizada no Bairro do Vale Verde, que pedia ajuda, pois uma enorme cobra (jiboia de 1,5 metros) estava em seu quintal, próximo a área de lazer das crianças.

A GCM de Amparo direcionou para o local a viatura do P.A.R- Patrulha Ambiental Rural, juntamente com o inspetor Marcelo Nery, que possui capacitação técnica em captura de animais peçonhentos.

O inspetor, já no local, encontrou a cobra que identificou se tratar de uma Jiboia, de 1,5 metros aproximadamente. Segundo Marcelo Nery, a jiboia não é venenosa, mas pode matar sua presa por constrição, impedindo o fluxo sanguíneo.

A cobra foi capturada com técnicas apropriadas, sem ferimento, para o animal e em seguida fosse conduzido com segurança, para o posto da Polícia Ambiental. Na sequência os policiais da PM Ambiental soltaram a jiboia em local apropriado.

A GCM de Amparo orienta que ao se deparar com um animal peçonhento, deste tipo, a pessoa deve entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, pois é necessário conhecimento técnico para o contato com o animal e a retirada dele em área habitável.

Conheça um pouco mais sobre as Jiboias:

As jiboias são répteis da família Boidae. Ela é considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri. Essas serpentes são muito temidas pelo seu grande porte, entretanto, elas não são animais tão perigosos assim.

O nome científico da jiboia é Boa constrictor. O termo constrictor está relacionado com uma capacidade dessa serpente: a de matar a presa pela constrição de seu corpo. Atualmente, as jiboias são classificadas em 11 subespécies, sendo que, dessas 11, apenas duas estão presentes no território brasileiro. São elas: Boa constrictor amarali e Boa constrictor constrictor.

As jiboias são animais que possuem um grande corpo comprido e cilíndrico. O seu tamanho é uma característica marcante, sendo observados indivíduos de até quatro metros de comprimento. As fêmeas, quando comparadas aos machos, destacam-se por apresentarem um tamanho maior.

A coloração das jiboias é variada e, dependendo da subespécie, podemos observar diferentes padrões. Alguns indivíduos, por exemplo, apresentam a cor cinza predominante; outros, a coloração marrom; e existem ainda aqueles que possuem coloração bem escura, quase no tom de preto. As escamas das jiboias são pequenas e irregulares.

As jiboias são animais que apresentam uma expectativa de vida relativamente alta. Em média, esses animais podem viver de 25 a 30 anos. Elas são serpentes encontradas em várias regiões da América Central e América do Sul. No Brasil, é comum encontrar jiboias na Amazônia, na Mata Atlântica, no Cerrado, na Caatinga e no Pantanal.

Foto: Divulgação / facebook

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/08/08/pai-e-filho-caem-em-poco-de-15-metros-e-sao-resgatados/