Itapira confirma primeiro caso de variante Delta no município

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapira confirmou nesta quinta-feira, dia 12, o primeiro caso de pessoa infectada com a variante Delta do Coronavírus no município.

A informação é do secretário de Saúde de Itapira, Vladen Vieira e foi divulgada em primeira mão pelo Itapira News.

Segundo a Secretaria de Saúde, a contaminação aconteceu em uma moradora do sexo feminino. A idade e o estado de saúde da pessoa contaminada com a variante Delta do Coronavírus não foram informados.

As informações preliminares são de que a mulher teria sido vacinada em Mogi Mirim e apresentou sintomas entre os dias 26 e 27 de julho. A Secretaria de Saúde de Mogi Mirim também foi avisada.

Segundo o Secretário de Saúde, Vladen Vieira, os agentes agora estão procurando pela paciente para constatarem se ela fez isolamento, se teve contato com outras pessoas e toda a sua rotina nos últimos dias. Ele alerta para que as pessoas continuem a seguir os protocolos de saúde, pois esta paciente possivelmente mora em Itapira e trabalhe em Mogi Mirim

Variante Delta em SP

A cidade de São Paulo registrou aumento de 60% de casos confirmados da variante Delta do coronavírus entre esta terça-feira, dia 10, e quarta-feira, dia 11. Atualmente, o município possui 149 pacientes diagnosticados com a nova cepa do vírus.

Variante Delta no Estado de SP

Há 91 casos da variante Delta do Novo Cornavírus registrados no estado de São Paulo, segundo informou a SES (Secretaria Estadual da Saúde) na tarde de terça-feira, dia 10. A capital concentrava 59 pacientes com a cepa, mas na quarta-feira, os casos aumentaram em 60%.

De acordo com a secretaria, 36 casos são autóctones, ou seja, transmitidos dentro do território brasileiro. Outros 7 casos são importados, e 48 ainda aguardam confirmação. Além disso, dois navios ancorados no Porto de Santos, no litoral paulista, seguem sendo monitorados, após três tripulantes testarem positivo para a variante.

Quais os sintomas da variante Delta?

Segundo especialistas, a variante delta (antes chamada B.1.617.2 e conhecida como variante indiana) foi detectada pela primeira vez em outubro de 2020, no estado indiano de Maharashtra. Desde então se espalhou amplamente na Índia e ao redor do mundo. A variante delta tem múltiplas mutações. As mutações permitem que o vírus se ligue mais facilmente às células das pessoas e escape de algumas reações imunológicas.

A variante delta também é considerada de alto risco porque aparentemente causa sintomas um pouco diferentes dos de variantes do Coronavírus anteriormente conhecidas. Infectados reclamam de dor de cabeça, nariz escorrendo e garganta dolorida. Febre também está entre os sintomas, mas a perda do olfato e do paladar não.

Para se proteger da variante Delta é necessário manter as regras de higiene, como manter uma distância de um metro e meio, lavar as mãos, usar máscara e arejar a sala, não aglomerar.

Foto: Divulgação / Reprodução  Getty Images via BBC

Esta matéria foi atualizada: https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/08/13/caso-variante-delta-nao-e-de-itapira-mas-de-mogi-mirm/?fbclid=IwAR07cy0kQaPyFrGnGHrScBecZhrqNAyBAkHsnoQCaYCwo8w9TiwTexsEk2A

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/08/11/lindoia-agenda-vacina-contra-covid-19-para-pessoas-com-18-anos-ou/