Pai e filho caem em poço de 15 metros e são resgatados

Neste domingo de Dia dos Pais, dia 8, por volta das 17 horas, a GCM de Itapira registrou uma situação dramática, em que pai e filho caíram em um poço de 15 metros, e tiveram que ser resgatados.

A situação resultou na operação de resgate ao homem e seu filho que caíram dentro de um poço mobilizando equipes da Defesa Civil de Itapira, Bombeiros Voluntários e Guardas Civis Municipais de Itapira.

Segundo dados divulgados na mídia, na tarde deste domingo, Dia dos Pais, no bairro rural do Machadinho, em Itapira, um menino de cinco anos brincava próximo a um poço e em determinado momento, subiu na tampa de cimento que cedeu e ele caiu de uma altura de aproximadamente 15 metros.

O  menino caiu poço a dentro, porém o impacto de sua queda foi diminuído devido ao fundo da estrutura ter aproximadamente 1 metro de água. Diante da situação, o pai da criança, em desespero, entrou também no poço, sendo segurado por uma corda.

O pai do menino quis resgatar a criança, mas  também ficou preso as paredes do poço, pois o local é estreito.

De imediato foram acionadas equipes da Defesa Civil, do Grupo de Bombeiros Voluntários de Itapira e da GCM, que se deslocaram até o local, no Bairro do Machadinho, e começaram os trabalhos para tirar os dois do poço.

O agente da Defesa Civil de Itapira, Santos, através de técnica de rapel, com suporte de cadeirinha, realizou a retirada em segurança de pai e filho do poço.  Ambos tiveram ferimentos e foram conduzidos ao Hospital Municipal de Itapira. Primeiro foi resgatada a criança e depois o pai da criança.

poço
Reprodução: Paulo Bellini / ItapiraNews

Rapel

Rapel é uma técnica vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres, e também, outras edificações.

Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante.

Rapel é uma atividade praticada essencialmente em grupo onde cada integrante se deve preocupar com o companheiro, questionando qualquer situação que possa gerar um incidente e até um acidente.

Rappel é uma palavra que em francês quer dizer “chamar” ou “recuperar” e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas. O termo veio da explicação do “criador” do rappel, Jean Charlet-Stranton, por volta de 1879, quando explicava a técnica: “je tirais vivement par ses bouts la corde qui, on se le rappelle….” que quer dizer em tradução livre “Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim…”, ou seja, ele chamava a corda de volta ao terminar a escalada e a descida de uma montanha ou pico.

Foto: Reprodução Paulo Bellini / ItapiraNews

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/08/08/sarapatel-no-6-por-ismael-rielli/