Defesa Civil de Monte Sião quer atenuar efeitos do frio até dia 01

A Defesa Civil de Monte Sião em parceria com as diretorias municipais de Saúde e Assistência Social elaborou um plano de ação para atenuar os efeitos do frio intenso de 28 de julho a 01 de agosto.

Na terça-feira, dia 27, o Coordenador da Defesa Civil de Monte Sião Fernando Massaro, esteve reunido com a Diretora de Assistência Social, Isabel Bassi e o Coordenador da Vigilância em Saúde, Rogério Virgílio, para deliberação das medidas de enfrentamento ao frio intenso previsto para Monte Sião,até 01 de agosto.

Segundo divulgado após a reunião, as ações no município começaram nesta quarta-feira, dia 28, com atenção aos moradores em situação de rua. Serão entregues cobertores, possibilitado abrigo e alimentação as pessoas em vulnerabilidade.

A Vigilância em Saúde, com seu Coordenador Rogério Virgílio e equipe de fiscalização, integra a equipe e se responsabiliza pela entrega de mais cobertores, caso necessário, para aqueles que não aceitarem o abrigo.

Frio intenso

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, com base nas informações geradas pelo Sistema Nacional de Meteorologia (INMET, CPTEC e SIPAM), envia atualizações referentes ao ALERTA DE FRIO INTENSO:

• Há previsão de frio intenso entre os dias 28/07 (quarta) à 01/08 (domingo) em grande parte do Brasil (regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Sul da Região Norte do Brasil).

• Para o Sudeste, os dias mais críticos em termos de menores temperaturas, mínimas e máximas, serão os *dias 29 e 30/07* (mínimas entre -2°C e -5°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais e máximas abaixo de 15°C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte).
Após contato com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) / Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) foi publicado um documento de previsão e aviso meteorológico apontando ocorrência de frio intenso entre os dias 28/07 (quarta) à 01/08 (domingo) nas mesorregiões mineiras do Sul de Minas, Triângulo, centro/sul da Central e da Metropolitana, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata.

INFORMAÇÃO E DICAS IMPORTANTES:

1. A população que possui residências inacabadas (faltando portas ou janelas) ou com construção que não mantém isolamento térmico (casas de madeira com frestas) existe sim a necessidade de se prepararem para a frente fria.

2. Atenção redobrada para o uso do fogo para aquecer. Existe o risco de se consumir o oxigênio do ambiente, bem como causar incêndios!

3. Perigo ao queimar combustíveis fósseis como lenha, carvão vegetal, óleo diesel e gasolina em ambientes totalmente fechados. O monóxido de carbono exalado pela combustão é um gás altamente tóxico e pode matar. É preciso que haja uma ventilação para a circulação do ar.

4. Recomenda-se à população cuidado especial, agasalhando bem crianças e idosos. Animais domésticos também devem ser mantidos em locais adequados, não expostos à friagem.

O que é hipotermia?

Hipotermia é o resfriamento do corpo abaixo de 35ºC. Pode acontecer como consequência de uma infecção, de uma hemorragia, de uma diminuição da taxa de glicose no sangue ou ainda após exposição ao frio intenso ou queda em águas congeladas. Se não contornada com rapidez a hipotermia pode levar à morte.

Da mesma maneira que em queimaduras causadas por calor intenso, também é necessário tratar as produzidas pelo frio. Em caso de hipotermia, é preciso iniciar os primeiros socorros e chamar imediatamente o atendimento.

Saiba como agir:

1. Cubra imediatamente a vítima com cobertores e abrace-a para transmitir o calor do seu corpo para o dela;

2. Se houver congelamento dos pés ou das mãos, redobre o cuidado, pois existe o risco de a área infeccionar depois de descongelar;

3. Deite-a e esquente as partes congeladas passando água quente diretamente no corpo ou panos molhados com água quente, realizando massagens para ativar a circulação nas áreas próximas às partes congeladas;

4. Peça que ela, aos poucos, movimente pés e mãos;

5. Dê a ela bebidas aquecidas e não alcoólicas;

6. Se a vítima estiver em um estágio avançado de hipotermia pode haver parada cardiorrespiratória, necessitando de atendimento médico de urgência.

Foto: Reprodução / Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/07/28/judoca-amparense-maria-suelen-altheman-luta-nesta-sexta/