Ocupação em hospitais sobe e Monte Sião têm 3 pacientes Covid-19 que esperam vagas

Prefeito deve editar novo Decreto nesta segunda-feira, 15, com  implantação de toque de recolher das 20 h às 5 h; Medida é alternativa para conter aglomeração e diminuir casos de Covid-19 em Monte Sião

Monte Sião tem neste domingo, 14, tem três pessoas precisando de internação, sendo duas casos graves de Covid-19 e não  conseguem vagas em nenhum hospital da região. A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública de saúde registrou aumento pela terceira semana consecutiva no Sul de Minas. Conforme dados do “Painel de Monitoramento”, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a região tem 77,6% dos leitos de UTI ocupados. Há uma semana essa taxa era de 69,31%.

De todos os leitos de UTI ocupados na região, 44,16% estão sendo utilizados por pacientes de Covid-19. Há uma semana, a proporção ocupada por pacientes da doença era de 34,16%. Conforme os dados do Estado, Itajubá tem a maior ocupação de leitos de UTI da região: 100%. Três Corações também tem quase ocupação máxima, com taxa de 90%. Em seguida aparecem Três Pontas (86,67%) e Alfenas /Machado (86%).

Em relação à proporção de leitos ocupados por pacientes de Covid-19, Itajubá também tem a maior taxa: 68,08%. Três Pontas tem 60% dos leitos de UTI ocupados por pacientes com Coronavírus. Alfenas/Machado (54%) e Pouso Alegre (50,65%) aparecem na sequência com as maiores proporções. Vale lembrar que a Santa Casa de Ouro Fino também está com 100% de ocupação.

A situação nas cidades do Estado de São Paulo é também de colapso. Em Amparo, o prefeito Carlos Alberto Martins (MDB) fez um apelo à população durante uma live via facebook na noite de quinta-feira, 11,  após afirmar que há um novo colapso na rede de saúde da cidade. A mesma situação acontece com o Hospital Municipal de Itapira.

Toque de recolher

Nesta segunda-feira o prefeito José Pocai  Jr. (PSL) deve editar um novo decreto municipal determinando toque de recolher das 20h às 5h, uma tentativa para inibir a aglomeração de pessoas e as festas clandestinas. Na manhã deste domingo o prefeito se reuniu com alguns vereadores para discutir possíveis ações e alertar sobre o endurecimento das medidas de combate a Covid-19 no município, para que Monte Sião não seja enquadrado pelo estado na Onda Roxa, com a proibição da abertura de comércio.

Na semana passada, um decreto coletivo com restrição de circulação de pessoas pelas ruas foi proposto para que 29 cidades do Sul de Minas evitem a regressão à onda roxa do Minas Consciente. A medida foi idealizada pela Superintendência Regional de Saúde de Alfenas e a Associação de Municípios da Baixa Mogiana (Amog).

Uma das medidas propostas foi a de restrição de circulação de pessoas pelas vias dos municípios das 22h de um dia até as 5h do outro. Outra imposição é a de proibição de realização de eventos festivos e confraternizações em locais públicos e privados. O consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e em pé dentro dos estabelecimentos comerciais também ficam suspensos, conforme a proposta.

A cidade de Jacutinga já implantou o toque de recolher desde o dia 04.