Monte Sião completa 174 anos com homenagens ao artista Berg

A cidade de Monte Sião completa nesta quarta-feira, dia 29, 174 anos de sua fundação. A data é comemorada com uma programação especial que inclui homenagens ao artista plástico, José Lindberg Gottardello,o Berg , com destaque na nova roupagem do ônibus do Receptivo Turístico.

A história de Monte Sião tem início, de forma oficial, em 1849, com a autorização para construção da capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa.

Neste ano de 2023, a Fundação Pascoal Andreta e o Receptivo Turístico destacaram nas festividades comemorativas dos 174 anos de Monte Sião o artista Berg e todo o patrimônio cultural da cidade (material e imaterial).

No período da manhã, uma solenidade foi realizada na Praça Prefeito Mário Zucato em homenagem aos idealizadores do Receptivo Turístico de Monte Sião e ao artista plástico.

Ainda na quarta-feira, dia 29, às 19h30, a Fundação Cultural Pascoal Andreta realiza uma palestra sobre a Fundação e seus projetos para 2023, abordando o tema da “nova roupa” do Receptivo Turístico e encerando a noite com uma exposição de obras do Berg.

A palestra será no auditório do Colégio Monte-Sionense, às 19h30, com número limitado de assentos.

“Algumas pessoas são lembradas e registradas nos livros de histórias, mas muitos anônimos, também fizeram sua parte e deram sua contribuição para a história da nossa cidade.Pensar nestes homens e mulheres que construíram Monte Sião, desde aquele longíquo 1849 nos remete a um sentimento de gratidão”, destaca o empresário Fernando Costa, idealizador do Ônibus Receptivo Turístico.

Gratidão por suas iniciativas e coragem de fazer algo em prol do povoado, da cidade, pois a história é construída por todos que fazem. Quem faz, faz história. Quem faz o BEM muda a vida de muitos para melhor. Nós do receptivo temos uma frase que usamos muito. QUEM FAZ TRANSFORMA.

Nova roupagem do ônibus do Receptivo Turístico

O presente mais charmoso e significativo que Monte Sião recebeu neste aniversário 174 anos é a nova roupagem em tricô do ônibus do Receptivo Turístico em homenagem ao grande artista da cidade, José Lindberg Gottardello, o Berg.

Berg possui mais de 1200 obras feitas em acrílico/tela e obras expostas no Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião.

Na nova roupagem do ônibus, as telas do artista foram programadas e tecidas pela Paramalhas, utilizando a tecnologia das máquinas Stoll para reproduzir as obras do artista que retratam as antigas festa de São Sebastião, nas décadas de 1960 e 1970.

Segundo nota do Receptivo Turístico de Monte Sião, Berg, “entre as mais de 1.000 obras produzidas, uma em especial chamou a atenção do estilista Fábio e da empresária Lila da empresa Paramalhas. Numa visita ao o museu, os dois se deram conta da grandiosidade das obras do artista Monte Sionense “Berg Gottardelo” e resolveram reproduzir em tramas de tricô o quadro que remete às antigas festas de São Sebastião que antes, aconteciam neste local”.

O local é a Alameda da Praça Prefeito Mário Zucato, onde o ônibus recebe turistas o ano todo, com a divulgação das empresas da cidade, um pouco da cultura local e acolhimento a quem chega. “Era bem nesta alameda que acontecia as antigas festas em louvor a São Sebastião”, destaca os organizadores da nova roupagem.

QUEM FAZ TRANSFORMA, E O BERG GOTTARDELO vem transformando Monte Sião numa cidade melhor a muitos anos. Com seu talento, o BERG deixou obras que serão eternizada na história de Monte Sião. Muito obrigado Berg Gottardelo.

Abertura ao Público

Neste sábado, dia 01 de abril, o Receptivo Turístico de Monte Sião inaugura a 6ª roupagem do ônibus do Receptivo Turistico.

A nova roupagem vem com o tema “Nossa Gente” em alusão a um quadro “das antigas festas de São Sebastião” feito pelo artista monte sionense Berg.

O Receptivo Turístico é formado por um grupo de empresários de Monte Sião e, há 4 anos, tem a missão de receber e informar os turistas que visitam a cidade.

Confira homenagem feita na manhã desta quarta-feira, ao artista Berg e idealizadores do Receptivo Turístico:

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/03/26/correios-abre-inscricoes-para-o-programa-jovem-aprendiz-2023/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/03/26/cartorios-passam-a-fazer-uniao-estavel-e-alteracao-de-regime-de-bens/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/03/23/museu-de-socorro-tem-exposicoes-sobre-preservacao-e-consumo-consciente-da-agua/