Judoca amparense, Maria Suelen Altheman, luta nesta sexta em Tóquio

Tudo pronto para a torcida pela judoca amparense, Maria Suelen Altheman, que disputará na sexta, na categoria +78 Kg pelo Brasil uma medalha em Tóquio. Ela é a quinta na Ranking mundial de judô na categoria +78 Kg feminino. Sua participação na competição acontecerá na madrugada do dia 30 de julho.

Fases da disputa no Judô Olímpico

Para chegar ao bloco final de disputas – repescagem, semifinal, bronze e final – os atletas precisam avançar, no mínimo, até as quartas-de-final.

Os vencedores avançam às semifinais e os perdedores caem para a repescagem pelo bronze. Passando pela repescagem, o atleta se classifica para lutar por um dos bronzes da categoria (são dois, em todos os pesos). E aquele que cair na semifinal, vai direto para a disputa de bronze com o vencedor da repescagem.

As Olimpíadas de Tóquio começou às 23h do dia 23, no horário do Brasil, com os pesos Ligeiros. O bloco final é sempre a partir das 5h da manhã no Brasil. A programação segue a mesma com uma categoria de peso (masculina e feminina) por dia.

De Amparo a Tóquio: Uma mulher de luta!

Dia 30 será a vez de Maria Suelen disputar as provas e lutar por uma medalha em Tóquio. Ela busca uma medalha olímpica em sua terceira participação em evento esportivo internacional, após competir em Londres, em 2012, e no Rio de Janeiro, em 2016.

A atleta, nascida e criada na cidade de Amparo, já está no Japão, pois embarcou no dia 13. Sua trajetória é cheia de vitórias e aprendizagens. Em Tóquio, a judoca está disputando sua última Olimpíada, pois pretende mudar sua vida e ficar mais com a família.

A história de Maria Suelen Altheman representa a vida de muitos de brasileiros. Aos 32 anos, além de potencial medalhista no Japão, sua representatividade vai além dos tatames, pois é uma mulher que conquistou um espaço na luta marcial.

Aos 15 anos saiu de Amparo e foi treinar em São Caetano do Sul. Com a ousadia de se dedicar ao judô conquistou também o respeito e apoio de seus familiares. Em suas entrevistas cita sua família como base e onde se fortalece.

“Tenho muito orgulho dos meus pais. Eles sempre me incentivaram. Nunca falaram que não era ‘esporte para menina’. Meu pai me levou para fazer testes em São Caetano e minha mãe sempre foi minha confidente. Sempre a vi como amiga e nunca deixou de me apoiou. Sempre deixou as portas abertas para eu voltar “, desabafa numa entrevista ao jornal Lance.

Desafio Olímpico

Maria Suelen luta na categoria peso pesado (acima de 78kg). Ela já conquistou dois bronzes em Pan-Americanos (Guadalajara 2011 e Toronto 2015) e duas pratas individuais em Campeonatos Mundiais (Rio 2013 e Cheliabinsk 2017). Em 2016, no Rio de Janeiro, ficou na quinta colocação na modalidade. A medalha olímpica é a única que falta em seu currículo.

Foto: Divulgação / Reprodução

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/07/20/gil-libera-atividades-esportivas-e-socioeducativas-em-novo-decreto/