Aulas da Rede Municipal voltam na segunda-feira (2) em Águas

Pais que desejarem continuar no sistema híbrido, online, devem fazer a solicitação na unidade escolar

As aulas presenciais para os estudantes da rede municipal que cursam a Educação Básica em Águas de Lindoia serão retomadas na segunda-feira, dia 2. A proposta apresentada pela Secretaria Municipal de Educação ao Conselho Municipal da área foi aprovada e as unidades escolares do município estão finalizando os preparativos para as aulas.

As aulas presenciais foram suspensas no ano passado devido a Pandemia do Covid-19. Com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 e o controle no número de casos da doença, a Secretaria avalia ser possível a retomada das aulas presenciais.

Segundo divulgado pela Prefeitura de Águas de Lindoia nesta terça-feira, dia 27, nesta primeira fase os estudantes da Educação Básica (da pré-escola ao último ano do ensino fundamental) retornam em sistema de revezamento, com 50% dos estudantes por sala, atendidos a cada semana, não havendo aulas em período integral.

Nas primeiras semanas de agosto o horário de aula será reduzido para três horas diárias em decorrência dos preparativos para o serviço de merenda. Neste retorno, os alunos continuarão recebendo alimentação pré-preparada, a chamada “merenda seca”. A merenda preparada nas escolas deve ser retomada ainda neste mês.

Para as unidades escolares que realizam atendimento em período integral, o contraturno será destinado ao trabalho de reforço escolar, sendo que o aluno poderá participar das atividades na semana em que não estiver cursando o horário regular de aulas.

Segundo a Secretaria de educação o retorno dos estudantes no sistema presencial não será obrigatório. Os pais poderão decidir por não enviar os filhos caso não se sintam seguros.

Para isso, precisam se dirigir até a unidade escolar em que o filho está matriculado e assinar a Declaração de Não Retorno. Estes estudantes continuarão realizando atividades a partir de suas residências, seguindo as regras até então estabelecidas.

Protocolos Covid-19

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos e os profissionais da educação deverão obedecer a todos os protocolos de saúde estabelecidos. Além da limitação na quantidade de alunos por sala, no interior todos deverão respeitar o distanciamento social.

O uso de máscara é obrigatório e os alunos deverão utilizá-las desde a hora em que saírem de suas casas. Na entrada das escolas, além dos totens com dispensadores de álcool em gel, os alunos terão suas temperaturas aferidas. Pais e responsáveis não devem encaminhar os estudantes que tenham qualquer sintoma de gripe.

O acesso à escola será restrito aos alunos com aula presencial e aos trabalhadores, sendo que pais e responsáveis devem agendar horário para tratar de assuntos na secretaria.

Caso um aluno apresente qualquer sintoma durante a aula, os pais serão imediatamente informados e a criança será liberada. Os demais alunos em aula ficarão em observação. Sempre que esta situação ocorrer, a Secretaria de Saúde será informada para acompanhamento dos casos e prestar a devida orientação.

A orientação é para que cada aluno leve sua própria garrafa de água e com o material completo, pois será proibida a troca de qualquer tipo de objeto em sala de aula.

Foto: Divulgação /Arquivo PMAL

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/07/26/caio-tozzi-cria-historias-para-jovens-de-todos-os-tipos/