Águas de Lindoia está em alerta devido as chuvas previstas até sexta (20)

A Defesa Civil de Águas de Lindoia está em alerta para o risco de chuvas intensas entre terça-feira, dia 17, e sexta-feira, dia 20. De acordo com a Defesa Civil Estadual, as chuvas neste período devem ser acompanhadas por raios, fortes rajadas de vento e granizo.

A previsão é que o volume acumulado em 72 horas chegue a 100 milímetros, o que aumenta o risco de alagamentos, enchentes e desabamentos.

Na noite desta terça-feira, dia 17, a Defesa Civil de Águas de Lindoia, com auxílio do SAAE Ambiental e do Departamento de Serviços Urbanos atendeu a urgência na Rua Pinhal, no Bairro Bela Vista, quando um muro de contenção cedeu.

Segundo informações do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas choveu mais de 15mm em cerca de 40 minutos – um volume considerado muito alto pela Defesa Civil, que está em alerta com as mudanças climáticas neste mês.

Na Rua Pinhal, a ação da Defesa Civil e seus apoios, teve por objetivo diminuir os danos da chuva em um muro de contenção que cedeu e causou sérios transtornos para a população. Máquinas e operários da Prefeitura e do Saae Ambiental foram destacados, ainda na noite e continuam trabalhando no local nesta quarta-feira, dia 18, realizando a limpeza da área.

Segundo a Prefeitura de Águas de Lindoia, a Defesa Civil já havia atendido a um chamado dos moradores no último dia 10 de janeiro. A vistoria no local apontou que o muro deveria passar por obras e, por se tratar de área particular, o proprietário foi notificado imediatamente para realizar os reparos, que até a data de ontem (terça-feira, 17), não haviam sido realizados.

Em alerta, uma nova vistoria de técnicos da Prefeitura e Defesa Civil deve ser realizada no local após o término do processo de limpeza. Novas medidas poderão ser adotadas pela Defesa Civil.

Entenda os alertas da Defesa Civil

A Defesa Civil analisa os volumes de chuva e emite quatro níveis de alerta, e cada um deles desencadeia ações específicas. São eles:

  • Estado de Observação: quando chove até 80 milímetros (mm), e há um acompanhamento dos índices pluviométricos;
  • Estado de Atenção: quando o índice pluviométrico fica acima de 80,1 mm e são realizadas vistorias de campo em áreas de risco;
  • Estado de Alerta: é feita a remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias;
  • Estado de Alerta Máximo: é deflagrada a remoção de toda a população que mora em áreas de risco.

No início deste mês Águas de Lindoia esteve em Estado de Atenção, devido as chuvas intensas.

Foto: Reprodução PMAL

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/16/aguas-publica-convocacao-para-concurso-e-processo-seletivo/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/18/camara-de-amparo-faz-concurso-para-3-vagas-e-cadastro-de-reserva/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/16/lucas-provenzano-assume-cargo-de-delegado-na-policia-civil-de-monte-siao/