Caio Tozzi lança livros para jovens e no #Mochila entrevista autores

O escritor Caio Tozzi lança em 2021 uma série de livros para adolescentes que traz da fantasia aos temas Young Adult, estando também à frente de um podcast que investiga quais histórias atraem este público.

Uma caminhonete que ganha poderes mágicos ao receber uma missão para lá de importante: circular com livros e
levar histórias para inúmeras pessoas. Este veículo, batizado como “Super-Ulisses”, é o protagonista do livro
homônimo que é um dos lançamentos do escritor Caio Tozzi em 2021.

Escrito pouco antes da pandemia, a obra aborda a importância da leitura e seu poder de transformação numa aventura encabeçada pela jovem personagem Albertina. “Este assunto é um dos mais importantes para a minha vida: como a arte pode nos ajudar a viver e entender o mundo”, revela o autor.

Tímido, ele, filho único, encontrou na ficção suas grandes companhias durante a infância e juventude. De
tanto consumir livros e gibis, passou a inventar suas próprias histórias. O público infantojuvenil sempre foi o alvo
de seu interesse.

Em 2014, quando Caio Tozzi publicou sua primeira obra para pré-adolescentes e adolescentes, entendeu que tinha encontrado um lugar onde queria ficar e explorar.

“Definitivamente, a literatura para jovens me encantou. Gosto das aventuras com mistérios e reviravoltas. E também de abordar os desafios emocionais relacionados ao amadurecimento”, conta Caio Tozzi.

Para criar estas tramas, está sempre pesquisando não apenas a literatura produzida para os jovens, mas também bebendo de outras fontes, como os quadrinhos e o cinema.

“Como trabalho com filmes, tento trazer para os livros uma linguagem ágil, com ganchos que prendam o leitor. Minha literatura é muito visual também por conta disso”.

Os personagens, revela Caio Tozzi, são sempre pensados como figuras que poderiam estar em histórias em quadrinhos – não à toa, a maior parte dos Xtulos dos livros do autor carrega o nome dos protagonistas, como “Tito Bang!” e “Procura-se Zapata” assim como acontece nos gibis.

#MOCHILA é o podcast criado e comandado por Caio Tozzi desde 2020, onde promove conversas sobre o que está sendo produzido de ficção para os jovens. Para acessar canal oficial http://anchor.fm/mochila ou procure por #MOCHILA na sua plataforma digital preferida, como Spotify ou Google Podcasts.

Além de “Super-Ulisses”, livro publicado pela Editora Escarlate, o autor traz outros lançamentos para este ano. Interessado em explorar diversos gêneros, mergulhou na fantasia para escrever ‘Fabulosa Mani’, uma aventura publicada pela Globo Livros sobre uma menina que vive em meio a uma guerra e tenta acabar com ela.

Já em ‘Sala 1208’, que sai pela Editora do Brasil, o autor a aproxima do público Young Adult ao apresentar oito histórias que acompanham um grupo de jovens que descobre que a escola onde estudam vai fechar.

Além destes títulos, outras novidades estão previstas para o segundo semestre e o próximo ano.

#Mochila

Mas a paixão e os interesse pelas narrativas voltadas para a juventude extrapolou as páginas dos livros e o ofício de escritor.

Jornalista de formação, Caio Tozzi começou, há alguns anos, a pensar em um projeto sobre o tema onde pudesse entrevistar profissionais que criassem e pensassem histórias para pré-adolescentes, adolescente e jovens adultos.

“Temos pouco espaço na mídia falando sobre este assunto”, explica. De início, por já ter codirigido dois documentários que falavam sobre arte e literatura, pensou que este poderia ser o formato.

“Com a pandemia, as possibilidades de viabilizar projetos audiovisuais ficaram remotas. Dentro de casa, passei a
consumir muitos podcasts e comecei a pesquisar quais falavam sobre temas que eu gostava. Achei sobre roteiro, sobre quadrinhos, mas nada sobre a literatura para jovens. Aí me deu um estalo: é isso!”, lembra.

E assim nasceu o #MOCHILA

“Dei este nome por que é na mochila onde os jovens guardam suas coisas, histórias, sentimentos e segredos”, comenta Caio Tozzi.

Produzido de maneira totalmente independente, o podcast estreou no segundo semestre de 2020 trazendo entrevistas feitas de maneira remota.

Nas duas primeiras temporadas que focou na literatura produzida para jovens no Brasil, Caio Tozzi conversou com nomes como Pedro Bandeira, Paula Pimenta, Stella Maris Rezende, Toni Brandão, Keka Reis, Adriana Falcão.

“Agora a minha ideia é expandir os horizontes e abordar, por exemplo, o que o mercado audiovisual está produzindo para a galera”, adianta Caio Tozzi.

Mas, então, fica a pergunta: qual o aprendizado que o podcast trouxe para o escritor? “Eu descobri, de fato, o poder e a potência das histórias juvenis. Por meio delas, a gente pode abordar todos os temas possíveis, transformando, de verdade, a vida de uma pessoa que está vivendo uma das mais importantes fases de sua vida”.

 

Para mais informações sobre o autor e suas obras, acesse o site http://www.caiotozzi.com ou entre em contato através do e-mail [email protected] ou WhatsAPP (11) 96393-7480.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/07/23/feira-de-artesanato-quintal-e-inaugurada-neste-sabado-24/