Previsão de frio está mantida de 28/07 a 1º de agosto diz SNM

mínimas entre -2°C e -5°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre SP e MG e máximas abaixo de 15°C em parte da Região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte

A previsão de frio intenso para partes do País está mantida para o período entre os dias 28/07 e até 1° de agosto para as Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte do Brasil, com a incursão de uma nova e intensa Onda de Frio, segundo divulgação do Sistema Nacional de Meteorologia – SNM.

Conforme previsto pelo SNM nas últimas atualizações, durante a segunda-feira, dia 26, e ao longo de hoje (terça-feira, dia 27), a frente fria avançou pela Região Sul, ocasionado chuvas com acumulados de até 40 mm no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina (conforme dados até às 12 horas- horário de Brasília).

Além disso, ainda nesta terça-feira, as instabilidades formadas pela frente fria estão atuando no sul dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com a intensificação dos ventos e a ocorrência de rajadas nos estados da Região Sul e no Mato Grosso do Sul (63,0 km/h em Corumbá–MS às 7 horas da manhã).

De acordo com o SNM, as mais recentes atualizações dos principais modelos numéricos de previsão do tempo desta terça-feira, e as análises dos Meteorologistas do SNM, a frente fria avançará mais rapidamente ao longo do dia 28 (quarta-feira) pelo Sudeste (leste de São Paulo com maiores volumes), sul de Minas Gerais e, na sequência, no Rio de Janeiro e Espirito Santo.

Entre a noite de hoje (27) e ao longo do dia 28 (quarta-feira), o ciclone extratropical no Oceano Atlântico, provocará a intensificação do vento no litoral da Região Sul e mas também promoverá o aumento de umidade na Campanha Gaúcha e áreas serranas de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ainda segundo o SNM, persiste a previsão de queda de neve entre terça-feira à tarde/noite e durante todo o dia 28 nas áreas de maior altitudes, com destaque para as serras do sudeste do Rio Grande do Sul e nas serras do nordeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Está mantida a previsão de que, além da Região Sul, entre os dias 28 e 31/07, o ar frio predominará por toda a Região Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de Friagem; e que no período de 30/07 a 01/08, o ar frio deverá atingir também pelo sul da Bahia e partes do interior da Região Nordeste (declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de maior altitude).

Região Sudeste

Para o Sudeste, mantém-se a previsão que os dias mais críticos em termos de menores temperaturas mínimas e máximas, serão os dias 29 e 30/07 (mínimas entre -2°C e -5°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre SP e MG e máximas abaixo de 15°C em parte da Região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte).

Também são previstas temperaturas negativas no sul do Mato Grosso do Sul, parte do interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais e áreas da Serra da Mantiqueira, inclusive em Itatiaia no estado do Rio de Janeiro.

Geadas

No que se refere às geadas, na madrugada do dia 28 (quarta-feira), de acordo com a previsão do modelo regional WRF 5km, há previsão de geadas amplas, que podem chegar à forte intensidade em algumas áreas, em todo interior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, e do Paraná; há possibilidade de formação de geada (fraca intensidade) no sul do Mato Grosso do Sul.

No dia 29/07, há previsão de geada ampla em praticamente toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo (com intensidade variando de moderada a forte); também já há indícios de geadas bem localizadas nas áreas de maior altitude da Serra da Mantiqueira (divisa entre SP, MG e RJ – região de Itatiaia).

No dia 30/07, além das áreas descritas anteriormente, também há possibilidade de geada no sul de Goiás e em Minas Gerais (centro-sul do estado; porém com maior intensidade moderada a forte no sul);

No dia 31/07, ainda poderá ocorrer geada (divisa entre SP, MG e RJ – região de Itatiaia), além de toda a Região Sul e sudeste de São Paulo. Os produtos numéricos baseados no modelo Cosmo (mantido pelo Inmet) e as análise
do previsores também coincidem áreas e a intensidade da geada prevista.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/07/27/duas-rodas-socorro-amplia-setor-de-mototurismo/