Águas de Lindóia comemora 105 de fundação nesta sexta-feira

A cidade de Águas de Lindoia celebra 105 anos de fundação nesta sexta-feira, 02 de julho, com missa em Ação de Graças e a tradicional solenidade, da Família Tozzi, no Balneário Municipal. Devido à pandemia da Covid-19 a homenagem e a missa devem reunir poucas pessoas. A homenagem não será aberta ao público, evitando aglomeração e atendendo aos protocolos de segurança.

A missa acontecerá às 9h na Igreja de Nossa Senhora das Graças, enquanto a solenidade deve ter início logo após, às 10 horas. Na oportunidade, além do hasteamento das bandeiras ao som do hino nacional e do hino de Águas de Lindoia, também haverá a homenagem no busto do fundador, Dr. Francisco Tozzi.

O dia de aniversário de Fundação, até 2017 , contava com a participação ativa da saudosa, Míriam Tozzi Bernardino, neta do fundador de Águas de Lindoia. Miriam Tozzi cuidava do acervo de documentos da cidade, desde a fundação e escreveu o livro “A cidade das Águas Azuis”, em que relembra os aspectos históricos e sociais da saga do médico Francisco Tozzi.

Oficialmente, o município comemora a sua fundação em 02 de julho. A data foi determinada pelo então prefeito de Águas de Lindoia, Dr. Adolfo Mantovani, por meio de Lei Nº 1.354, em 1981. Isso por que até aquele momento não existia uma data oficial que determinasse o dia da fundação do município. O dia foi escolhido pela tradição e história, ou seja, escolheu-se a data em que se comemora o dia da padroeira Nossa Senhora das Graças.

Miriam Tozzi Bernardino, em uma das entrevista sobre a história de Águas de Lindoia. Em suas mãos a foto do fundador Dr. Francisco Tozzi junto ao emancipador Vicente Rizzo. (Arquivo TDA)

 

História da Fundação do Município

O médico italiano Francisco Tozzi chegou ao Brasil em 21 de abril de 1900. Primeiro morou em Socorro, onde conheceu sua esposa, Philomena Pulino, depois mudou-se para Serra Negra.

Ao saber da existência de uma água especial, com poderes curativos, em um morro na jurisdição de Lindóia, decidiu pesquisar sobre as suas propriedades. Ele coletou a água e a enviou para análise, em São Paulo. O resultado mostrou que a água possuía radioatividade.

Dr. Francisco Tozzi, como ficou conhecido, se mobilizou para comprar as terras, que passaram para sua propriedade em agosto de 1914, por meio de um leilão em que foi o único licitante.

Dr. Francisco Tozzi, fundador de Águas de Lindoia

Em 1916, daí a data da fundação, Dr. Tozzi deu início ao tratamento com águas curativas. Criou alojamento, que viria a ser o Balneário, e passou a receber pacientes com ajuda de colegas médicos. Assim as termas foram ganhando status, reconhecimento e desenvolvimento.

A popularidade da então Termas de Lindóia, que pertencia ao Distrito de Paz de Lindóia, do município de Serra Negra, chegou de fato nos anos de 1920. Nessa época, o presidente do Estado, Washington Luiz de Souza, mandou construir uma rodovia que ligasse as Termas a Itapira, facilitando ainda mais a chegada de pessoas interessadas em curar-se por meio da água.

A visita da cientista e Nobel de Química, madame Curie, em 1926, impulsionou as atividades termais do fundador. Na década seguinte, de 1930, muitas pessoas famosas vieram à cidade, como Mário de Andrade.

Francisco Tozzi faleceu em 1937, aos 67 anos. Durante o tempo em que permaneceu na cidade trabalhou para desenvolvê-la e abriu caminhos para que o município se tornasse o que é hoje.

 

 

Feriado do Dia 2 de julho

No Diário Oficial do Município de sexta-feira, dia 25 de julho, através do Decreto Nº3516, o prefeito Gil Helou (PSD) determinou o expediente nas repartições públicas municipais no segundo semestre do ano de 2021, incluindo o dia 02 de julho.

Segundo o Decreto, não haverá expediente nas repartições públicas municipais, em virtude dos feriados nacionais, estaduais e municipais e pontos facultativos decretados, durante o segundo semestre do ano de 2021.

Veja as datas dos Feriados em Águas de Lindoia:

Segundo o Decreto, neste ano, excepcionalmente, o dia 28 de outubro de 2021, dia do funcionário público, será comemorado no dia seguinte, ou seja, dia 29 de outubro, uma sexta-feira.

Foto: Arquivo / TDA

Vaja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/29/veja-as-cidades-que-mais-vacinaram-contra-covid-por-doses-recebidas/