Hospital de Águas tem ocupação de 90% de leitos

Baixa se deu em função de óbitos, mas situação é gravíssima, pois atendimento hospitalar está no limite

O Hospital São Camilo de Águas de Lindoia informou, no início da noite, nesta quinta-feira (10), que a ocupação de leitos é de 90%. A informação é da assessoria de imprensa da instituição.

“Foi feito um ofício encaminhado ao prefeito falando da situação do hospital, a taxa de ocupação. Estamos com 90% de ocupação de leitos, pacientes Covid e outros”, informou a assessoria de imprensa em nota.

Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Gil Helou (PSDB) comunicou que a Prefeitura de Águas de Lindoia publicará, logo mais, um novo decreto com medidas mais restritivas para conter a pandemia da Covid-19.

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Águas de Lindoia rebateu a informação de 90% de ocupação do Hospital, agora a noite, justificando que que a baixa de 100 para 93%  de ocupação dos leitos do hospital foi decorrente aos óbitos ocorridos nas últimas horas.

“O número correto do momento é 93%, por causa de falecimentos…Realmente estava 100%. Ainda temos poucos leitos”, esclareceu.

Novo Decreto

Segundo o prefeito Gil Helou, as novas regras de enfrentamento a Cov-19 em Águas de Lindoia estão alinhadas com o entendimento dos prefeitos de Socorro, Lindoia e Serra Negra.

As novas medidas terão  uma base comum, com apenas algumas adaptações para a realidade de cada município e buscam conter o avanço da pandemia na região.

O prefeito de Águas de Lindoia participou de uma reunião online realizada na tarde de quarta-feira (9), com os prefeitos das cidades vizinhas, e juntos eles definiram medidas para enfrentar esta fase da Pandemia Covid-19.

Contrariado

Em entrevista rápida, via fone, o prefeito de Águas de Lindoia confidenciou que como comerciante não se sente bem em ter que fechar tudo. “Este é um dos piores momentos que estou vivendo. Não gosto desta situação”.

Em nota, a prefeitura após publicar o decreto Nº 3502, na noite desta quinta-feira (10), se manifestou

“A administração municipal, diante da situação crítica do Hospital São Camilo e da falta de vagas de UTI em toda a região, se vê obrigada a adotar novas medidas restritivas a partir do dia 12 de junho. Sem condições de ampliar ainda mais o número de leitos, tal como já foi feito há cerca de dois meses, e sem condições de atender mais pacientes diante do cenário de aumento no número de casos, não restou alternativa.

Este é o momento mais difícil da história de Águas de Lindoia. O prefeito Gil Helou, que é comerciante e filho de comerciantes, sabe da importância do comércio para a economia da cidade.

Porém, preocupado para que não falte leito de internação e de UTI para os lindoienses que forem acometidos da Covid-19, a decisão foi a única saída para o momento, sendo que o quadro de falta de leitos poderá se agravar a partir de sábado, dia 12.

Importante lembrar que o hospital local é um hospital geral e esta situação se estende não apenas para leitos referentes a Covid-19, mas para outras urgências e emergências, como casos de infarto, AVC, acidentes e outras situações que necessitem internação hospitalar.

Pedimos a compreensão e a cooperação da população neste momento de grave crise:
– Saia de casa somente para atividades que forem essenciais;
– Use máscara cobrindo o nariz e a boca;
– Evite aglomerações, inclusive reuniões familiares. Estão proibidas a realização de festas e eventos, e os infratores serão multados;
– Mantenha o distanciamento mínimo de 2m para outras pessoas;
– Higienize as mãos com frequência.
Somente com a união de esforços será possível vencer o momento mais difícil de nossa história”

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/10/gil-fecha-comercio-e-reduz-50-a-lotacao-dos-onibus-de-12-a-28-de-junho/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/10/novo-decreto-covid-19-pode-ser-publicado-hoje-em-aguas-de-lindoia/