Veja as cidades que mais vacinaram contra Covid por doses recebidas

Ranking das cidades que mais vacinaram contra Covid por doses recebidas é diferente do percentual de vacinação, ou seja, quem mais vacinou a população com a primeira dose, pode ter vacinas disponíveis.

Este é o caso de Águas de Lindoia. Na segunda-feira (28), a Prefeitura de Águas de Lindoia comemorou a posição 106º no Ranking do http://www.vacinaja.com.br , que a coloca a cidade no topo de imunização por percentual de população entre as nove cidades do Circuito das Águas.

“Graças ao trabalho das equipes da Secretaria de Saúde e ao apoio da população, Águas de Lindoia é hoje a cidade que mais vacinou a população em toda a região e ocupa a 106ª posição no ranking do estado segundo o site oficial www.vacinaja.com.br.”, destaca a mensagem que tem por base o quadro abaixo:

Porém, ao constatar a aplicação por doses recebida, até esta segunda-feira (28), a noite, a cidade estava na posição 491º, a frente apenas da cidade de Pedreira. Isso, levando em conta as 9 cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista.

A explicação para a diferença de dados está na quantidade de doses que cada cidade recebeu do Governo do Estado de São Paulo pelo PEI, Programa Estadual de Imunização.

Águas de Lindoia recebeu 13461 doses e aplicou 11922, ou seja, 88,57% do que recebeu. Nesse ranking de aplicação a cidade que encabeça a lista do Circuito das Águas, é Jaguariúna que aplicou 99,37%.

Segundo apurado por esta reportagem, a diferença pode estar na aplicação da 2ª dose da imunização. As cidades em que o processo de aplicação desta etapa estiver mais lento, há sobras de vacinas, e o total recebido fica reprimido.

Outro fatos é o número de recebimentos de doses e o calendário de aplicação. Há cidades que a porcentagem maior da população atendida refere-se ao número de habitantes em determinada faixa etária, que no decorrer do processo de imunização será alterado

Veja os gráficos abaixo do Ranking por distribuição:

Vacinação avança em Águas de Lindoia nesta quarta-feira

Segundo a Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia, nesta quarta-feira, dia 30, mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 será desenvolvida.

Além de iniciar a vacinação em pessoas com 42 anos, a equipe também aplicará a dose em pessoas com idades entre 43 e 49 anos que ainda não tenham sido vacinadas.

A ação acontece no Ginásio de Esportes das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Em Águas de Lindoia, até a tarde de segunda-feira, dia 28, já haviam sido aplicadas 11.751 doses, o que representa 46,85% da população lindoiense. Do total, 8.812 pessoas tomaram a primeira dose e outras 2.939 receberam duas doses.

Foto: Divulgação  PMAL / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/29/gil-flexiona-ainda-mais-as-regras-de-atraves-de-novo-decreto/