Lindoia e Serra Negra estabilizam número de novos casos Covid-19

Socorro e Águas de Lindoia sobem no gráfico que inclui as quatro cidades no período de 30/01 a 02/04

Lindoia e Serra Negra apresentam queda no número de casos Covid-19, isso numa análise dos dados publicados nos Boletins Epidemiológicos das cidades de Águas de Lindoia, Lindoia, Socorro e Serra Negra. O gráfico refere-se apenas número de casos /dias.

A informação do estudo se confirmou com o Boletim Covid-19 de Lindoia da tarde de sábado, 03,  quando a Diretoria Municipal de Saúde de Lindoia informou que neste sábado a cidade, embora tenha registrado mais um óbito por Covid-19, não confirmou nenhum novo caso de Covid-19.

Até o momento Lindoia confirmou 351 casos Covid-19, desde o início da pandemia, sendo que 316 casos curados e 24 estão ativos (05 internações). Além disso, outros 1.000 casos já foram descartados. A cidade já registrou 11 óbitos por Covid-19.

Serra Negra confirmou neste sábado 8 novos casos de Covid-19. O município tem 1.608 casos registrados desde o início da pandemia, sendo 86 casos ativos (em isolamento domiciliar ou 9 internações hospitalares. O número de óbitos em Serra Negra é 41.

Águas de Lindoia e Socorro não divulgam boletins Epidemiológicos desde quinta-feira, 01, então os dados destes dias no gráfico foram repetidos de quarta-feira, 31.

Lindoia: 1000 casos descartados e um total de 1451 notificações para

A Prefeitura Municipal de Lindoia, através da Diretoria de Saúde, informou na semana passada que aumentou a quantidade de teste, e também, tem usado com mais frequência o teste rápido, swab (do cotonete), para confirmar a presença do Covid-19. A cidade acumulava de 31 de janeiro até o dia 02 de abril, 176 novos casos, ou seja, mais da metade dos casos de 2020 e com tempo de recuperação maior.

A nota publicada nas redes sociais é uma justificativa para os novos casos da pandemia na cidade.”Para um melhor controle sob o avanço da COVID-19, os testes estão sendo realizados com maior frequência, isso sem dúvida causa um aumento no número de notificações”.

Ainda, segundo a nota, o serviço de saúde está realizando o teste de swab (cotonete), e muitos pacientes assintomáticos não seriam positivados no teste rápido (anticorpos). A meta é testar o maior número de pessoas possíveis. Até agora foram realizados 1451 testes realizados.

A Diretoria de Saúde de Lindoia pediu apoio para as empresas e duas vêm testando seus colaboradores com maior frequência. E a própria prefeitura também realizou testes em seus funcionários.

O diretor de Saúde do município, João Henrique Pinto de Oliveira destaca que a mudança do protocolo consiste em algumas mudanças: “isolamento de 14 dias a 3 semanas. Teste swab e utilizado sempre que o médico julga que pode ajudar no tratamento. O teste de anticorpos não pode ser realizado antes de 10 dias, porque da negativo”.

O isolamento de 14 dias agora é para toda família em contato com o paciente. Uma tentativa de diminuir os riscos de contaminação, em contrapartida os números de casos suspeitos e ativos aumentam.

Com relação ao aumento de óbitos, João Henrique revela: “Notamos uma mudança no perfil da doença o de, proporcionalmente, termos mais casos graves que antes, consequentemente, mais óbitos”. No final de dezembro de 2020 eram 4 óbitos e em abril são 11 até sábado, 03.

Testagem em massa

As Prefeituras de Serra Negra e de Amparo vem também desenvolvendo testagem de funcionários e pedindo apoio dos empresários para fazer o mesmo. Amparo realiza desde março testagem pública da população, o que vem alterando os números estatísticos e revelando mais registros de novos casos.