Jeferson Bernardino é faixa preta da FETESP

Jeferson Faria Bernardino, 24 anos,  é faixa preta da Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (FETESP) . Ele já é referência do taekwondo em Águas de Lindoia ao ser aprovado no exame e comprovar os bons resultados que tem obtido no esporte, constituindo-se no primeiro a se formar na cidade, sendo que outros atletas faixa preta vieram pra cidade já com a titulação.

Seguindo todos os protocolos de segurança contra o COVID-19, no último sábado (27) o atleta Jeferson de Faria Bernardino participou, de forma online, do exame de faixa preta da FETESP (Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo). Ao ser aprovado no exame, o atleta que já foi destaque esportivo em 2018 da Secretaria de Esportes e Juventude (SERJ), se torna o primeiro taekwondista faixa preta formado plenamente em Águas de Lindóia.

Segundo o atleta, essa conquista se fez possível graças ao seu empenho, bem como, a competência e liderança de seu treinador, Gilmar Irineu da Silva, o Alemão. “Gratidão pela confiança, quando nem eu mesmo acreditava em mim, você acreditou”. Palavras de Jeferson ao seu treinador.

A história desse atleta lindoiense é cheia de resiliência e dedicação. Ele ingressou no esporte com 17 anos e ao longo desses 7 anos de treinamento passou por muitas dificuldades. Logo no início dos treinos, com uns meses de Taekwondo , lesionou o joelho e teve que parar por um ano, mas desobedecendo as recomendações médicas e de fisioterapia voltou a treinar.

Segundo Jeferson, o ingresso no esporte foi definitivo assim que recebeu a faixa amarela. Ele sentiu que chegaria até a faixa preta e para isso teve que se dedicar muito, pois trabalha durante o dia e no final da tarde vai para os treinos.

No início tinha carona dos Porfírios ao Centro de Águas de Lindoia, mas depois, assumiu o trajeto a pé, em meia hora devido aos horários de saída da estamparia onde trabalha, 17h, e do início do treino no centro da cidade,  às 17h30. Como todo atleta, a resiliência é marcante em sua vida.

Jeferson passou ainda por mais uma lesão no joelho e novamente recebeu diagnóstico de afastamento para fortalecer a perna e curar a lesão, isso há cerca de 2 anos, mas ele novamente não aceitou ficar em casa e voltou aos treinos.

Com a faixa preta pretende durante a pandemia se dedicar a fortalecer o joelho como recomendado e se preparar para trazer títulos defendendo Águas de Lindoia nas competições oficiais. Ele agradece o empenho de seu técnico Gilmar que o revelou no esporte e nas artes marciais.

Gilmar também é professor voluntário de Taekwondo no projeto, Luta pelo Bem, da SERJ e apoiadores, com atendimento de mais de 100 crianças e adolescentes através dessa arte marcial.

Foto: Arquivo pessoal do atleta