Monte Sião aos 172 anos se empenha em promover o comércio e turismo

Receptivo Turístico completa 2 anos de atuação e aposta na união de empresários para promover a cidade e enfrentar a crise após pandemia

Nesta segunda-feira (29) a cidade de Monte Sião comemora 172 anos e mesmo na pandemia se empenha em desenvolver o Turismo e o Comércio. Neste ano não haverá um dia inteiro de festa e com diversos tipos de atrações. Porém, apesar da pandemia, os esforços são de manter a economia da cidade e olhar para frente, apostando num retorno após vacinação e equilíbrio dos atendimentos médicos na região.

Nesses últimos dias, uma polêmica invadiu as redes sociais sobre a questão da pandemia e as ações do Receptivo Turístico. A situação levou o grupo de de empresários a emitir nota explicativa: “…
Em 2019 um grupo de empresários procurou a prefeitura e apresentou o projeto do ônibus do Receptivo Turístico para Monte Sião. O prefeito autorizou que levasse o projeto adiante e nestes dois anos estamos trabalhando com recursos da iniciativa privada e com a única intenção de receber, orientar e atender os turistas que visitam nossa cidade”.

A destaca os objetivos do grupo: “…Acreditamos que o turismo gera renda e empregos. Uma cidade para ser turística precisa acolher bem o seu visitante. Nestes dois anos de trabalho sem usar recursos públicos procuramos surpreender os turistas e monte-sionenses com as “trocas de roupas” que fazemos periodicamente no ônibus. Neste ano de 2021, solicitamos autorização da prefeitura para fazer uma alusão a Rua dos Guarda Chuvas, que tanto agradou aos turistas, e para isso compramos com recursos dos patrocinadores 50 guarda chuvas que serão colocados próximo ao ônibus”.

A nota explicativa também destaca a preocupação dos empresários com a pandemia: “Todos os empresários que participam do Receptivo e de outros Centros Comerciais de Monte Sião estão sensibilizados com a pandemia, com as internações, com as mortes e cada um está fazendo a sua parte procurando manter seus negócios abertos, mantendo os funcionários com os salários em dia, muitos estão contribuindo sejam de maneira pública ou anônima com as famílias necessitadas”.

O Tribuna das Águas recorreu aos arquivos para lembrar deste importante movimento em prol ao Turismo e o Desenvolvimento Econômico de Monte Sião, e que integra a história recente da cidade, o Receptivo Turístico, que completará 2 anos de atuação no próximo 10 de abril.

O Receptivo Turístico foi oficializado em 10 de abril de 2019, sendo apresentado para a população de Monte Sião o Ônibus que virou cartão postal da cidade. O ônibus do Receptivo Turístico é uma unidade móvel totalmente revestida e estilizada em tricô e crochê, tendo como um de seus idealizadores o empresário Fernando da Costa que no lançamento do projeto disse:  “Acredito verdadeiramente que a cidade poderá avançar na diversificação da sua economia através do Turismo”, destacou.

Segundo dados históricos do projeto, a primeira apresentação do “Ônibus do Receptivo Turístico” aconteceu em 07 de fevereiro de 2019, com a presença de 55 pessoas que conheceram e apoiaram a ideia. A intenção do grupo era dar suporte ao turismo de Monte Sião. “Os turistas aproveitarão mais sua estada na cidade, conhecerão a história, lugares e curiosidades que só alguém do local poderá passar essas informações”, destacava o projeto já em sua primeira versão.

No roteiro de visitas, os guias oferecem passeios monitorados com os turistas pelo Santuário, Museu, Porcelana, lojas de queijos, sorveterias, pesqueiros, praças, zona rural e outros. “Os guias locais farão com que os visitantes tenham mais opções de passeios e assim aproveitem muito mais seu dia, conhecendo outros lugares em nossa cidade. Tudo isso será feito com a intenção de fazer com que esses turistas voltem mais vezes e tragam novos visitantes para conhecer Monte Sião”, explicava o texto original do projeto.

 

monte sião Turismo
Foto: Arquivo TDA 2019 – Inauguração oficial do ônibus Receptivo Turístico em 10 de abril de 2019.

 

 

Monte SWião Turismo

Receptivo Turístico

Trata-se de um ônibus vestido de tricô, bem no centro de Monte Sião MG, com o objetivo de instruir os turistas sobre o que há na cidade. Inusitado e feito com muito amor, ele traz a cada estação uma nova roupagem, elaborada completamente em tricô. Cada detalhe é minuciosamente projetado e desenhado com estampas exclusivas. No momento está em manutenção para a criação de um novo visual.

O projeto tem o apoio das empresas: Guarany Eco Resort, Hotel Novo Horizonte, Hotel Dorta’s, Hotel Villa De Minas, Hotel Sion, Hotel Vivas, Pousada Água Da Mina, Pousada Villa Di Carpi, Oscar inn Eco Resort e Hotel Fazenda Menino da Porteira; Casa de Queijos Eliane, Queijos Sônia, Empório Monte Sião e Estação Mineira; Pizzaria do Roberto, Cerveja E Cachaça Artesanal Luar d’minas., Sorveteria Marajó, Videiras de Monte Sião, Fogão Mineiro, Docê e Churros Mania, Restaurante Casarão, Quitutes da Analu, Padaria Central, Café Benedetti, Coco Club, Grãos do Monte Café & Empório e Restaurante Serra de Sião (Sítio Vitória); Malharia Toledo, Fine Crochet, Bianca Malhas, Território Tricot, Mundo Faz de Conta, Direito e Avesso, Polo da Moda Antonieta, Tecelagem Kids, Vânia Malhas, Malharia Ele Ela, Mini Lady Mini Lord, Chandra tricô infantil, São Marcos Tricot, Rosa Light, L Zu Tricot e Tok Modas Jaquetas.

As empresas parceiras são: Óticas Carol, Minas Lã, Porcelana Monte Sião, Paramalhas, Girassol Brasil, Plano Assistencial Moraes, Colégio Monte Sionense, Shimoda Supermercado, Galeria Grande Hotel, Sicoob e Incorporadora Pennacchi.

Contato: https://www.montesiao.tur.br/receptivo-turistico

172 anos: Um Pouco da História de Monte Sião

Registros datados de 1790 narram o fim do ciclo do ouro na região denominada Arraial de Ouro Fino, distrito de São Pedro, o que gerou o êxodo de garimpeiros em busca de terras para a instalação de nova atividade, no caso a pecuária e a agricultura. Essa corrida pela posse de boas terras iniciava a colonização da área localizada ao pé do Morro Pelado e às margens do Rio das Pedras, local coberto por densa mata.

Por volta de 1819, os primeiros moradores instalaram-se na região, construindo suas moradias quem comunicavam-se entre si por trilhas abertas na mata.
No dia 29 de março de 1849, o major Antônio atingia o seu objetivo: a comunidade recebia a autorização para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa.

Nascia assim Monte Sião, que receberia esse nome por sugestão de missionários franciscanos, que repararam na semelhança do Morro Pelado com o Monte Sião em Jerusalém.
Em 1932, um movimento liderado pelo jovem farmacêutico Mário Zucato, arregimentou civis e religiosos a abraçaram a causa do grande sonho de transformar Monte Sião em um município. Depois de quatro anos de árduo trabalho, no dia 3 de novembro de 1936, Monte Sião torna-se um município por exigência de sua população.

A cidade de Monte Sião é famosa nacionalmente pela produção de confecções, especialmente de tricô. Até a década de 1980, mulheres monte-sionenses costumavam produzir peças de tricô artesanalmente para vendê-las, em função do grande movimento turístico nas cidades vizinhas, que fazem parte da região hoje conhecida como “circuito das águas”. Com o aumento da demanda pelas belas peças de tricô produzidas em Monte Sião, organizaram-se pequenos negócios familiares em torno da comercialização do tricô. Com o aumento da demanda, passou-se a produzir malhas com a utilização de maquinário industrial.

Ocorreu então um grande movimento de industrialização na cidade, acompanhado da especialização da atividade econômica no setor de confecções, o qual se espraiou para outras pequenas cidades das redondezas, compondo o “Circuito das Malhas”. Monte Sião é hoje considerada a Capital Nacional do Trico destino de milhares de turistas e de lojistas provenientes de outros estados.

Veja também

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/03/26/monte-siao-recebe-dois-respiradores-da-fiemg/