Monte Sião celebra dia da Padroeira NSrª da Medalha Milagrosa

A comunidade católica de Monte Sião está em festa com a comemoração neste sábado, dia 27, do dia de Louvor a padroeira do município, NSrª da Medalha Milagrosa. As festividades tiveram início pela manhã, às 10 horas houve a chegada dos romeiros, com a imagem da santa que foi coroada ena missa.

A missa de recepção aos romeiros aconteceu no Santuário, centro da cidade, e teve início entre 10 e 11 horas. O Cônego Benedito Ramom Ferreira celebrou a missa, com lotação máxima de fiéis. O ponto alto da celebração foi a chegada emocionante dos Romeiros. O momento foi de muita fé e devoção a NSrª da Medalha Milagrosa.

Ainda neste sábado, haverá às 18h missa com o bispo Dom José Luís Majela e a procissão luminosa pela principais ruas da cidade.

Louvor

“Nossa Senhora da Medalha, nossa querida padroeira, aqui estão os teus devotos, aqui tu és mão brasileira. Terra de gente carinhosa, terra marcada à tradição, almas felizes que se amam, almas raizes da fundação. Ó Maria, excelsa beleza, Virgem Santa deste rincão, Ó Medalha tão milagrosa, todo amor de Monte Sião! Viva Nossa Senhora da Medalha Milagrosa !!!

Veja imagens do fotógrafo Claudemir Canela divulgada nas redes sociais do Santuário da Medalha Milagrosa na manhã deste sábado, 27:

Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

A primeira igreja de Monte Sião surgiu em 1849, dedicado a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, construído pelo fundador do lugar, Antonio Bernardes de Souza.

A capela localizava-se no centro, na atual Praça Prefeito Mário Zucato. A benção oficial do templo ocorreu em 13 de abril de 1850, por Provisão da Câmara Capitular de São Paulo, à qual eclesiasticamente pertencia a capela.

A arquitetura da Igreja assemelha-se ao estilo da arte romana do século XII e o altar-mor é todo trabalhado em madeira, onde se vê a imagem centenária da padroeira.

A imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, que adorna o principal altar, foi trazida para Monte Sião por volta de 1860 e veio de Portugal, através de um fazendeiro português, João Pereira Batista Machado, que teria custeado tanto sua aquisição, quanto seu transporte.

Segundo relatos históricos, a imagem chegou ao porto do Rio de Janeiro e foi trazida até a cidade em lombo de animais, dentro de jacá de carga e envolta em palha seca de milho. No ano de 1937, a pedido do Bispo, a imagem foi retirada do altar e enviada a uma capela da zona rural, por alegar que a santa possuía traços femininos muito marcados.

Retorno

Ainda, segundo relatos históricos, a comunidade católica sentia falta da imagem na Igreja Matriz. Foi então que entre os anos de 1937 e 1939, a cidade de Monte Sião foi atingida por um período de grande seca. Havia chuva em todas as outras cidades, menos no município.

A comunidade então, associou então a falta de chuva à ausência da imagem da Padroeira, e foi interceder junto ao pároco que trouxesse a santa de volta. Em 5 de novembro de 1939, foi permitida a volta da imagem. O dia estava ensolarado e foi feita uma procissão para homenagear a padroeira.

Milagre da Chuva

Segundo alguns relatos de fiéis, quando a imagem chegou à cidade, começaram a cair os primeiros pingos e em seguida uma forte chuva, molhando a todos. Este foi o chamado milagre da chuva e após isso, tudo transcorreu normalmente. A imagem passou por uma restauração no ano de 2015, que devolveu todas as características originais à imagem, que haviam se perdido com as restaurações anteriores.

No período de 1974 a 1998, a paróquia esteve sob os cuidados dos padres da Congregação dos Agostinianos da Assunção.

Em 5 de novembro de 1999, depois de muitos estudos, pesquisas e comprovações de graças recebidas pela intercessão da santa e pelo fato de ser o primeiro templo do mundo consagrado a N.S. da Medalha Milagrosa, a Igreja Matriz é elevada a Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, através do Decreto do Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro.

Todos os anos, entre os dias 18 e 26 do mês de novembro, celebra-se a Novena em preparação ao dia de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Posteriormente, no dia 27, que é feriado municipal, celebra-se a Festa da Padroeira, com missa de honra no Santuário.

Fotos: Claudemir Canela /  Reprodução Facebook de NSrª da Medalha Milagrosa

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/11/27/gil-diz-que-nao-tera-reveillon-e-carnaval-2022-em-aguas-de-lindoia/