Hemocentro faz coleta de sangue nesta quarta-feira

A ação será realizada na Primeira Igreja Batista em Águas de Lindoia

O Hemocentro de Campinas faz coleta de  sangue nesta quarta-feira (31) em Águas de Lindoia. A ação retoma as coletas de doadores de sangue voluntários e acontecerá das 9h às 12h, na Primeira Igreja Batista, situada na Rua Acre, nº 955, Vila Beatriz. No local também será feito cadastro para doação de medula óssea. A ação é promovida pelo Hemocentro da Unicamp com apoio do Fundo Social de Solidariedade, Rotary Clube, Interact Clube e Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo os organizadores da ação, em razão da pandemia de Covid-19, todas as medidas necessárias para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social serão tomadas no local. O uso de máscaras é obrigatório, e a equipe do Hemocentro solicita ainda que os doadores não tragam acompanhantes, nem crianças no dia da coleta.

Para doar sangue é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. O candidato deve ter entre 18 e 69 anos, ser saudável, ter mais de 50 quilos; não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue; não ter realizado exame de endoscopia há menos de 6 meses e tatuagem ou piercing há menos de 12 meses.

No dia da doação o candidato não pode estar em jejum, deve fazer um lanche leve, evitando alimentos gordurosos. Ele também não pode ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, nem fumar nas duas horas anteriores. Informações: 19-38242092 – Fundo Social de Solidariedade.

Hemocentro está com estoques de sangue em baixa

Segundo o Hemocentro da Unicamp, que atende a rede SUS responsável por 6 milhões de pessoas nas regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP), o estoque de sangue estava em 40% de sua capacidade na semana passada. Durante toda a pandemia da Covid-19, a unidade sofreu com a queda de doações.

Em setembro de 2020, o Hemocentro chegou a receber, pela primeira vez em cinco anos, socorro de outras unidades do País. Nessa nova explosão de casos, internações e mortes por Covid, a queda nas doações chega a 60%.

Para atender os doadores durante a pandemia da Covid-19, o Hemocentro da Unicamp está realizado a coleta de sangue com hora marcada. Os interessados podem realizar o agendamento através do site.

  • Hemocentro – Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária. Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)
  • Centro de Hematologia de Campinas – Av. Júlio de Mesquita, 571, Cambuí. Quando: de segunda a sábado, das 8h às 14h (mediante agendamento)
  • Hospital Mario Gatti –  Av. Prefeito Faria Lima, 340, Pq. Itália. Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

Foto: Divulgação / Prefeitura de Águas de Lindoia