João Eduardo Biscuola deixa a Diretoria de Cultura de Águas de Lindoia

Na tarde desta sexta-feira, 22, o colunista social, e empreendedor cultural João Eduardo Biscuola comunicou que não mais integra a chefia do Departamento de Cultura da Prefeitura de Aguas de Lindoia. Ele assumiu o cargo em maio 2019, após a saída de Renan Sambo, que havia ficado quase dois anos e meio à frente dos projetos da área, que hoje integra a Secretaria de Turismo e Lazer. A dispensa foi comunicada pelo prefeito Gil Helou (PSDB)nesta semana.

Nascido em Águas de Lindoia, João Eduardo Biscuola tem uma longa trajetória na esfera cultural da cidade, principalmente no tocante ao setor do resgate da memória histórica. Tudo começou por volta de 2012, quando Tiana Armigliatto criou o grupo Viva Águas de Lindoia em uma Rede Social. Colecionador de antigas fotografias da cidade, João foi convidado para administrar o grupo que até o momento conta com aproximadamente cerca de 57.000 membros.

A ideia do grupo foi unir as pessoas de uma forma simples, através de uma fotografia. Feito isso, as pessoas passaram a compartilhar as suas memórias vividas na cidade. Logo foi criado o site Viva Águas de Lindoia para reunir todo o material coletado, e da melhor forma possível, organizar todas essas memórias.

 

Nascido em Águas de Lindoia, João Eduardo Biscuola tem uma longa trajetória na esfera cultural da cidade (foto Arquivo)

 

Em 2016 ele foi homenageado pela então vereadora Regina Ap. Pelatieri Goulart com uma Moção na Câmara Municipal de Aguas de Lindoia, que evidenciava sua dedicação em acompanhar, registrar e divulgar os eventos culturais realizados na Estância.

Foi presidente do Conselho Municipal de Política Cultural do município e também realizou, por muitos anos, o registro de eventos na cidade, tendo, ainda, um projeto pessoal que aproxima os lindoienses de grandes espetáculos de teatro. Com sua contribuição, centenas de pessoas já foram a teatros na cidade de São Paulo para assistir peças como “Cantando na Chuva”, musical com a participação de Claudia Raia e Jarbas Homem de Melo; e “O Fantasma da Ópera”, entre outros.

Sua atuação, além de ajudar na divulgação dos Festivais de Inverno e de Verão, foi a de ampliar o acesso dos lindoienses à cultura e a de tentar manter o acervo histórico de Águas de Lindoia, que se encontrava descentralizado. Até o fechamento desta matéria não havia editado a portaria de admissão do novo chefe de Divisão de Cultura no Diário Oficial do Município.