Lindoia sedia Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo

O Grande Lago Lindoia irá sediar o Campeonato Brasileiro de Canoagem – Caiaque Polo neste sábado, 21, e domingo, 22. O evento terá a participação de atletas de todo o país, e acontece das 8h às 18h, na Avenida do Lago, 1171. A entrada é gratuita.

A final do campeonato acontece no domingo, 22, quando será conhecido o campeão nacional de 2020. O responsável geral pela competição é o atleta de Lindoia, Gabriel de Souza Cózaro, um dos responsáveis por incentivar a prática da modalidade na região.

A organização ainda conta com Rafaela Hipólito Cremasco, Mateus Tafner Ayres e Caio Moreno Pereira Romão. O evento será supervisionado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e pelo Comitê Brasileiro de Caiaque Polo.

Caiaque Polo

O caiaque polo teve origem na Inglaterra, por volta do início da década de 1980, quando os praticantes da canoagem de descida de rios e slalom começaram a treinar as técnicas de remadas e controle do barco nas piscinas no inverno. Para aprimorar estas técnicas, os canoístas criaram um jogo, usando uma bola. Com o tempo, o esporte foi se aprimorando e os primeiros campeonatos começaram a surgir.

Com a regulamentação do esporte e a sua oficialização dentre as modalidades da Federação Internacional de Canoagem, o caiaque polo passou a realizar campeonatos nacionais na Europa, na Austrália, na Ásia e na África do Sul. A prática do esporte no Brasil é recente.

O jogo

Duas equipes, formadas por cinco canoístas cada, competem em uma piscina de 30 x 20 metros. O objetivo é marcar gols na goleira do adversário. A bola é igual a do polo aquático. Cada caiaque tem no máximo três metros de comprimento.

O jogo pode ser comparado com o handebol, pois pode jogar tanto com as mãos quanto com os remos. Os remos servem apenas para empurrar a bola ou para serem usados como defesa. Os equipamentos obrigatórios são: o capacete, coletes de salva-vidas e uma saia de tecido flexível para que a água não entre na cabine do caiaque.

Foto: Divulgação