CANTAR TAMBÉM É SAÚDE

Um provérbio grego diz: “Os homens têm o canto como médico contra as dores”

Cantar é a verdadeira linguagem materna de todos os homens, pois é a maneira mais natural e simples que nos une, permitindo uma comunicação integral com todos os nossos sentimentos
e com toda a nossa experiência e esperança.

Cantar é a dança interior da respiração, da alma, mas pode também libertar o nosso corpo de qualquer rigidez, levando-o para a dança e ensinandonos o ritmo da vida.

O canto desabrocha na medida do crescimento da nossa escuta atenta e contém o potencial ainda adormecido de se tornar a língua universal de todos os homens, revelendo a riqueza emocional dos homens e dos povos.

O tesouro do canto não deve entrar em esquecimento, o que atualmente de fato acontece. Portanto, devemos não apenas preservar o canto, mas promovê-lo em todo o mundo. É a melhor maneira de conseguir um entendimento direto entre os corações, passando todas as fronteiras culturais.

O tesouro do canto não deve entrar em esquecimento, o que atualmente de fato acontece. Portanto, devemos não apenas preservar o canto, mas promovê-lo em todo o mundo. É a melhor maneira de conseguir um entendimento direto entre os corações, passando todas as fronteiras culturais.

Se compreendemos o nosso corpo como instrumento de música na sinfonia da criação e aprender sempre de novo o relaxamento e a paz, então talvez poderemos pela nossa própria cura através da música, curar também os ferimentos da terra por nós causados.

Se uma pessoa canta, ela cura ao mesmo tempo o seu mundo interior. Se todos cantam do fundo de sua alma e estão unidos na música, eles curam ao mesmo tempo também o mundo externo.

Os pensamentos acima são do celebrado violinista Yehudi Menuhin (nascido em 22-04-1916 em Nova Yorque e falecido em 12-03-1999 em Berlim). Aos oito anos se apresentou pela primeira vez como solista em um concerto público. Aos 13 anos chegou à fama mundial, quando tocou três concertos de violino de Bach, Beethoven e Brahms em uma noite. Em seguida foi considerado “criança prodígio” e violinista do século. Como humanista, cosmopolita e espiritualista disse que ficaria feliz de poder ainda viver até a realização de seu sonho fundando “Il Canto del Mondo” como ele o ouvia já no seu interior.

Essa ideia maravilhosa foi realizada pelo cientista Dr. Karl Adamek em 1998 sob o patrocínio de Yehudi Menuhin.

O Dr. Adamek que nasceu em 27/08/1952 em Kleve, Alemanha, estudou sociologia, pedagogia, pscicologia e música, dedicando-se com corpo e alma a projetos culturais. Chegou a realizar um trabalho de pesquisa muito bem sucecido que se refere à divulgação e renovação do canto como cultura de dia a dia, isto é, incentivando a população a cantar.

Numerosos estudos científicos comprovaram o poder de cura que o canto proporciona. Pessoas que cantam são mais contentes, mais eficientes, mais fortes bem como psiquica e fisicamente mais saudáveis.

Ao cantar, o corpo produz hormônios de felicidade, tais como serotonina. O canto tem não apenas um efeito antidepressivo, mas ativa no cérebro elementos que promovem saúde, estimulando a farmácia própria. Resulta em aumento da produção de forças imunológicas (imunoglobina A), maior liberação de melatonina durante o sono etc. O canto é um remédio de primeira ordem contra o medo. Considerando que o medo nos tempos de hoje tornouse uma verdadeira epidemia, provocando a maior parte das doenças, o canto salutar vem ocupando um lugar de crescente importância.

Existem relatórios surpreendentes de médicos, terapeutas e profissionais do ramo de assistência social em geral que se formaram especialistas no assunto. Independente dessa especialização, acreditamos que cada um de nós possa se aprofundar e tirar proveito através de estudo particular ou em grupo. Quem se interessa, podese inscrever no “Tribuna das Águas”, a fim de podermos eventualmente reunir um grupo para mais informações.

***************

“Nossos pensamentos criam ondas vibratórias na atmosfera que nos rodeia e nos colocam em condições semelhantes ao que imaginamos. Pensamentos positivos, otimistas, confiantes atraem o sucesso, a alegria e o bem estar.

Pensamentos negativos, maldosos, atraem doenças, tristezas e mal estar”.

ALBA

***************


VOCÊ SABIA?

Que 1 quilômetro quadrado de oceano produz ½ tonelada de oxigênio por dia;

1 quilômetro quadrado de pasto produz 1 tonelada de oxigênio por dia;

1 quilômetro quadrado de FLORESTA produz 3 (TRÊS) toneladas de oxigênio por dia.


 

Publicado em 21 de novembro de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística.

 

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels