Ícone do site Tribuna das Aguas

TEORIA CERTA, PRÁTICA CORRETA, por Celso Antunes

confiança

TEORIA CERTA, PRÁTICA CORRETA

Paciente com colapso renal foi tratado com água no Balneário, se recuperou dispensando a indicação médica de hemodiálise.

Essa informação foi prestada pela competente enfermeira Denise Julia Taveira, no II Encontro de Turismo Termal e Bem-Estar
 e I Congresso Internacional de Turismo, Termalismo, Saúde e Bem-Estar, realizado de 26 a 29/09/2023, em Águas de São Pedro (SP).

Águas de Lindóia esteve no evento com conferências da doutora Denise sobre Termalismo Social, o gestor público Dagnaldo Araújo com o tema Modelos de Gestão em balneário, Joel Raimundo de Souza autor da proposta de criação do Departamento de Termalismo no município e presença de Luan Lopes da Secretaria de Turismo.

Eventos sobre o Termalismo são necessários e indispensáveis, pois, embora se trate de campo de conhecimento útil, não há divulgação efetiva de resultados.

Nessas oportunidades se constata o paradoxo da efetividade em saúde e as enormes dificuldades de se firmar como atividade essencial.

Criou-se o preconceito de “medicina alternativa” quando a naturopatia é a atividade primordial que deve anteceder ao tratamento medicamentoso.

O uso terapêutico da água se limita às suas características e resta espaço para uso de remédio; a alopatia é a alternativa com riscos de efeitos colaterais.

Os trabalhos do Balneário necessitam de chancela científica, mediante convênio com Universidade, para pesquisa e publicação de resultados e se tornar centro de referência para doenças renais e dermatológicas é um objetivo.

A oferta de serviços apenas não resolve, mas investimento em divulgação para aumentar a procura reprimida.

Termalismo

Passou-se a considerar Termalismo como atividade econômica de exploração das águas termais.  O vocábulo se originou da fusão de termal + turismo e, provoca confusão.

Termal é ciência, turismo é indústria, privilegiando-se o último em detrimento do primeiro, resulta a atividade termal economicamente inviável.

É preciso inverter essa equação para acabar o déficit crônico do Balneário, e assim aplicar a teoria certa e a prática correta.

*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.

Além de TEORIA CERTA, PRÁTICA CORRETA leia outros artigos de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/09/zezinho-goulart-um-cidadao-brilhante-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/08/26/aguas-de-lindoia-e-bela-por-celso-antunes/

Sair da versão mobile