ZEZINHO GOULART UM CIDADÃO BRILHANTE, por Celso Antunes

ZEZINHO GOULART UM CIDADÃO BRILHANTE

A música tem lugar de destaque na vida humana e permanece na memória como na dos casais mais antigos se lembram de “Amores Clandestinos” ouvido antes da exibição do filme no Cine Yara e o namoro que se iniciou.

O fenômeno de relacionar com um fato se denomina sinestesia, acontece porque a música imita as emoções e tem poder de influenciar o comportamento humano como fazem a música gospel e sertaneja com os modos e costumes.

Por essa virtude surgem os shows na cidade e hotéis, bares e restaurantes contratam bandas, conjuntos e duplas para criar momentos agradáveis aos espectadores e clientes.

A música faz parte do filme da vida pessoal que se desenrola sempre acompanhado de uma espécie de trilha sonora.

A elevada importância social, cultural, educativa e desenvolvimento mostram que a inexistência de Conservatório impede a formação de artistas lindoienses, deixando claro que este objetivo necessita ser considerado.

Tais pensamentos surgem no momento que Águas de Lindóia perde o seu mais longevo e virtuoso músico, o maestro José Renzo Pereira Goulart, carinhosamente, chamado de Zezinho Goulart, falecido em 05/08.
Zezinho Goulart dedicou a vida à música dominando vários instrumentos musicais como harmônica, cavaquinho, violão, saxofone e ministrando aulas particulares.

Iniciou a jornada artística com pouco mais de uma dezena de anos de idade, na década de 1950, apresentando-se aos domingos no Balneário causando admiração aos que o assistiam o menino dedilhar o cavaquinho.

Foi personagem assídua em serenatas, serões, roda de amigos, festas, bandas, orquestras, bailes, carnavais, assim ultrapassando a idade octogenária até o último tempo e, então, parou de tocar na banda Musical Veredas.

Zezinho serviu à alegria e lazer dos lindoienses e turistas com a qualidade dos grandes artistas, jamais contou vantagem ou vangloriava sobre si.

Deixa saudade e uma grande lição, as qualidades pessoais definem o cidadão brilhante, ele é o exemplo disso.

*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.

Além de ZEZINHO GOULART UM CIDADÃO BRILHANTE leia outros artigos de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/08/26/aguas-de-lindoia-e-bela-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/07/22/uma-ideia-brilhante-por-celso-antunes/