Ponte de Lindoia será interditada durante o dia na quinta-feira (28)

A Prefeitura de Lindoia informou na terça-feira, dia 19, através de suas redes sociais, que na próxima quinta-feira, dia 28, a Ponte em Arco, Ponte Sebastião Edward Pinto da Cunha, será interditada durante o dia, para o trânsito de veículos e pedestres.

Segundo o comunicado da Prefeitura, “a medida se faz necessária devido às obras em andamento na construção da Nova Ponte, onde a parte central será instalada. Será posicionado um grande guindaste nas proximidades da ponte, o que resultará na interrupção do tráfego de veículos e pedestre naquele trecho”.

Durante a  interdição, a previsão é que no período noturno o tráfego de veículos na Ponte em Arco já esteja normalizado, o fluxo de veículos será direcionado para a Ponte de Dentro, Ponte Aparecido Vicente Nogueira, que estará operando nos dois sentidos.

Os agentes da trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) devem orientar os motoristas e ajudarem  para que o trânsito flua no local, principalmente nos horáruios de pico, como no meio da dia e a partir das 17h

Segundo aprurado por este jornal junto a Prefeitura de Lindoia, após o lançamento da estrutura metálica que está confirmado para o dia 28, serão feitas as pré-lajes, e depois do lançamento delas, serão feitas a armação e concretagem da laje. Na sequência, haverá os encontros e a finalização da obra.

“A previsão, se tudo correr bem, é fazer a entrega da obra, 100% concluída,  em Dezembro”, informou o prefeito Luciano Lopes (PSDB).

Histórico

O acesso pela Ponte em Arco, em Lindoia, foi  liberado em fevereiro de 2022, após 3 anos de interdição e desvio de trânsito pela Rua Cel. Estevam Franco.

A Ponte em Arco foi tombada pelo Condephaat, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, no dia 14, após reunião do Conselho que reconheceu sua importância histórica.

A Ponte em Arco quase foi destruída, pois o projeto original da obra naquela localidade previa a sua demolição para a construção de uma nova, mais larga, com intuito de melhorar o tráfego no local.

No final de 2018, o governo estadual autorizou o início das obras, e assim parte do asfalto chegou a ser destruído, mas uma decisão judicial determinou a paralisação, pois havia sido protocolado um pedido de tombamento no Condephaat.

Enquanto o governo municipal da época, Prefeito Carlinhos Zambolim (PSB), defendia a obra, por outro lado um grupo tentava preservar o bem público. Por isso protocolaram um pedido para que o Conselho do Condephaat avaliasse o valor histórico da ponte.

No final de janeiro de 2019 o pedido foi acatado, o que inviabilizou a continuidade da demolição até que um parecer seja emitido pelo Condephaat. Depois de muita polêmica, no final de 2019, o DER anunciou a construção de uma ponte paralela a já existente. O acesso foi liberado em fevereiro de 2022.

Foto: Reprodução Google

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/20/policia-civil-de-monte-siao-prende-dois-por-crimes-contra-o-patrimonio/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/20/provao-paulista-e-opcao-de-estudantes-de-sp-ingrssar-na-universidade/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/19/tribuna-amigos-da-banca-e-equipe-podium-recebem-mocao-na-camara/