Gil Helou, Elmir, Luciano e Rodrigo avançam na criação do SAMU Regional

Os prefeitos da região estiveram em Campinas nesta terça-feira, dia 19, para tratar da criação de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Regional) que irá beneficiar a população em geral.

A reunião de criação do SAMU Regional contou com a presença dos prefeitos Gilberto Helou (PSDB), de Águas de Lindoia; Luciano Lopes (PSDB), de Lindoia; Elmir Chedid (DEM), de Serra Negra; Carlos Martins (MDB), de Amparo; e Edson Rodrigo (DEM), de Monte Alegre do Sul.

A proposta do SAMU Regional consiste em definir uma base para atender Águas de Lindoia, Serra Negra, Lindoia e Monte Alegre do Sul. Os quatro municípios confirmaram hoje o interessem em firmar o pacto de criação da base, enquanto o município de Amparo avalia a entrada no consórcio e deve se manifestar nos próximos dias.

O planejamento da Prefeitura de Águas de Lindoia é continuar com o Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Salmu) que existe no município e que realiza um excelente trabalho.

A base do SAMU Regional complementaria o serviço de atendimento de casos considerados gravíssimos e que necessitem de remoção direta para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – como vítimas de acidentes de trânsito com quadros neurológicos graves, pacientes vítimas de AVC´s ou de problemas cardíacos, por exemplo.

Com a instauração da Base do SAMU Regional, ambulâncias equipadas com UTI ficarão de prontidão para atender em até 25 minutos qualquer ocorrência.

Uma central de regulação ficaria a cargo de definir o direcionamento do atendimento, bem como fazer o contato com os hospitais da região responsáveis por acolher os pacientes e realizar o tratamento adequado para cada caso.

Uma nova reunião deverá ser agendada entre os prefeitos para a definição dos detalhes e para as tratativas legais necessárias para dar andamento ao consórcio.

Foto: Divulgação / PMAL

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/19/transito-em-aguas-de-lindoia-sofre-alteracoes-a-partir-de-quinta-21/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/04/18/morador-de-aguas-de-lindoia-participa-do-que-seja-doce-do-gnt/