UMA IDEIA BRILHANTE, por Celso Antunes

UMA IDEIA BRILHANTE

A vida não é fácil para nenhum de nós. Mas e daí? “Temos que ter perseverança e acima de tudo, confiança em nós mesmos
Marie Curie (1867-1934)

Motivo de grande entusiasmo (palavra do grego enthousiasmós, que significa “inspiração divina”), ou seja, uma ideia brilhante, a Exposição sobre Marie Curie, que ocorrerá no 1º semestre de 2024, no Balneário Edson Brasil Rizzo.

Trata-se de uma parceria da boa gestão Gil Helou com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), representada pela doutora Camila Silveira, coordenadora do coletivo “Meninas e Mulheres nas Ciências”.

A moral que se extrai de imediato desse fato é a elevação da consciência sobre o objetivo fundamental do Fundador, o médico doutor Francisco Tozzi, que é sua luta incansável de enlace perfeito entre a Estância e a ciência médica.

Graças ao empenho do Dr. Tozzi a gigante cientista franco-polonesa, carinhosamente chamada Madame Curie, esteve em nossas fontes radioativas em 24 de agosto de 1926 deixando suas conferências em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, para as quais havia sido convidada a vir para o Brasil.

Por comparação, a atitude de Gil Helou em relação à doutora Camila Silveira tem sentido semelhante ao do Dr. Tozzi em 1926, simbolicamente, é uma ressurreição de inspiração divina (enthousiasmós).

Não é necessário se delongar na biografia de Manya Salomee Sklodowska, nome de Marie Curie antes de se casar, pois será objeto da Exposição.

Importa dizer que se trata da primeira mulher a receber não um, mas dois prêmios Nobel, primeira mulher a se doutorar, primeira mulher a lecionar na Universidade Sorbonne e única mulher a participar das conferências científicas com a presença de Albert Einstein, Max Planck e Ernest Rutherford.

Hoje em Paris há o Museu Marie Curie e ela foi a primeira mulher cientista a ter seu túmulo no Panteão da cidade.

Direito da Mulher

Marie Curie enfrentou a sociedade machista e conservadora que proibia a mulher, inclusive, de cursar Universidade e mereceu outro título, o de pioneira do feminismo.

Na comitiva a Águas de Lindóia esteve acompanhada da filha Irène, também ganhadora de Prêmio Nobel, de cientistas e das deputadas Maria José Queiróz e Berta Lutz, ambas pioneiras do feminismo no Brasil.

Berta Lutz, filha do cientista Adolfo Lutz, criou a Federação Brasileira do Progresso Feminino e autora da lei que instituiu o voto da mulher no Brasil (1932).

A história se repete por modelos, como agora, o representado pela visita de Meninas e Mulheres nas Ciências da UFPR com a ideia brilhante de atualizar a importância científica e humana de Maria Sklodowska Curie para a Estância, as mulheres e o povo em geral.

Gil Helou se primou pelo equilíbrio das contas públicas e revitalização dos principais logradouros, pretende construir um monumento com o busto de Marie Curie revitalizando, igualmente, a cultura e a tradição da Estância.

O ideal seria tornar a Exposição permanente e promulgar a lei que cria a “Semana Marie Curie”, abrindo espaço para a ciência, cultura e história relacionada ao município, a servir de encerramento com chave de ouro da sua competente gestão.

*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.

Além de UMA IDEIA BRILHANTE leia outros artigos de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/30/velho-e-pobre-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/08/momento-e-contexto-por-celso-antunes/