Enem: estudantes podem pedir isenção de taxa até dia 28

O estudantes que querem fazer o Enem 2023 – o Exame Nacional do Ensino Médio – já podem pedir a isenção da taxa de inscrição desde segunda-feira, dia 17. Os pedidos devem ser feitos na página do participante até dia 28.

Quem pode solicital a isenção de taxa de inscrição?

  • estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública
  • Que se enquadrem na Lei Federal nº 12.799/2013 (estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa);
  • Inscritos no CadÚnico (exige renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos).

Para assegurar o acesso ao benefício de isenção, além da versão tradicional, este ano o Inep disponibilizou duas versões do edital de isenção da taxa de inscrição e da justificativa voltadas a participantes com deficiência. Uma em Libras – a Língua Brasileira de Sinais – e outra com adaptações para pessoas com deficiências visuais.

O prazo para fazer o pedido é até sexta-feira, dia 28 de abril.

Esse prazo vale também para os estudantes que ganharam a isenção e não compareceram na prova do ano passado devem apresentar justificativa.

Caso não apresente justificativa ou ela seja recusada, o estudante terá que pagar a taxa de inscrição, que é de R$ 85. O resultado da análise das justificativas sairá no dia 08 de Maio.

Provas

As provas do Enem 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos, e seguirão o mesmo formato dos últimos anos.

As provas impressas e digitais do Enem são formadas por 180 questões objetivas e uma redação. No caso da redação, ela é manuscrita nas duas versões.

  • 1º dia – 05/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
  • 2º dia – 12/11: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

Nops dois dias os portões dos locais de provas são fechados às 13h, e o exame começa às 13h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas.

O conteúdo das provas seguirá a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. Essa matriz deve mudar somente a partir do Enem 2024, quando todas as escolas já terão se adequado ao Novo Ensino Médio.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/13/sa-e-guarabyra-abrem-temporada-de-inverno-em-monte-siao/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/16/sarapatel-no-26-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/16/amparo-homem-mata-colega-a-facada-dentro-de-restaurante-japones/