MT, MAPA e UFF validam ações da Rota do Café em Serra Negra

Equipes do Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Universidade Federal Fluminense (UFF) estão em visita técnica para os procedimentos de validação do Projeto Experiências do Brasil Rural na Rota Turística do Café de Serra Negra, uma das sete qualificadas no país para a edição de 2022 do projeto que busca fomentar e apoiar o desenvolvimento do turismo em áreas rurais, por meio de um trabalho focado nos produtos associados ao turismo, e que se encontrem dentro de roteiros ou rotas turísticas.

Neste ano, essas rotas devem pertencer às cadeias agroalimentares do café e/ou da farinha de mandioca e/ou do mel e/ou da cachaça, que contemplem a diversidade de produtos e serviços turísticos a serem trabalhados por tal projeto nas diferentes regiões do país.

O objetivo geral do projeto é ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, por meio da inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico brasileiro, além de apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros turísticos de experiências no meio rural.

A execução do projeto está sob responsabilidade da Universidade Federal Fluminense. A representante da instituição, professora Adriana de Souza Lima, explicou o processo de trabalho: “É um trabalho em equipe. Os agricultores familiares fazem parte, os equipamentos turísticos fazem parte. Nosso trabalho é um processo de capacitações, que vem acontecendo há meses. Fazemos um trabalho de diagnóstico, levantando as oportunidades de melhorias e as potencialidades da rota, de modo que eles verifiquem essas possibilidades e se fortaleçam nesse sentido”. Disse que a fase atual é de validação das experiências.

“Viemos a Serra Negra justamente para validar as experiências turísticas memoráveis. É um projeto que vale a pena e a Rota Turística do Café está de parabéns em relação a isso. Serra Negra também está de parabéns em relação a esse trabalho”, finalizou.

Também presente ao encontro, a coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo Rafaela Lehmann explicou que está em Serra Negra para uma visita técnica.

“É o momento em que validamos as experiências que foram desenvolvidas. Estamos trabalhando com o apoio a comercialização e promoção desses roteiros; vamos criar os materiais promocionais, divulgar em eventos em seguida”. No mês de novembro, a Rota Turística do Café será apresentada no Festival de Turismo de Gramado-RS, entre 3 e 6 de novembro.

“É um momento de encontro, onde depois de meses de qualificação e reuniões virtuais estamos conhecendo os empreendimentos e vivenciando um pouco das experiências e encontrando também os gestores da região para mostrar a importância, a potencialidade que a região tem para esse segmento de turismo, rural, gastronômico. A região, realmente, está se destacando e estamos muito encantados com todas as experiências e empreendimentos que temos visitado nesse roteiro”.

Na noite de terça-feira, 19 de outubro, todos os agentes integrantes do projeto reuniram-se no Restaurante Família Olivotto, no Bairro da Serra. A Prefeitura de Serra Negra foi representada pelo Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Carlos Tavares, pela Secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural Berenice Del Buono e pelo diretor de Turismo Juliano Belini, a presidente do Comtur Sirlene Terenciani. Pelo Poder Legislativo compareceram o Presidente César Borboni (Nei) e o Secretário Geral Demétrius Franchi.

Foto: Divulgação

Veja tambem:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/10/20/professor-de-biologia-disponibiliza-aulas-no-youtube-com-foco-no-enem/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/10/20/eleicoes-2022-mesarios-do-2o-turno-devem-fazer-o-curso-on-line-ate-27/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/10/19/aguas-de-lindoia-esta-na-lista-do-mpt-de-assedio-eleitoral-por-empresas/