Eleições 2022: Mesários do 2º Turno devem fazer o curso on-line até dia 27

Os mesários que vão trabalhar no segundo turno das eleições estão passando por treinamento de reforço desde 10 de outubro. As aulas estão disponíveis na plataforma de educação à distância do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 27 deste mês.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o reforço no treinamento dos mesários, que também foi realizado no primeiro turno, servirá para revisar o conteúdo e permitir a realização da capacitação para quem não fez o treinamento.

No primeiro turno das Eleições 2022, atuaram 1.852.959 mesários, com um índice de ausência de apenas 1,1%, o menor de todas as eleições. Apenas 20.596 mesários não compareceram no dia do pleito.

A média de ausências nos anos anteriores ficou em 2%, chegando a 3,7%, em 2020, quando as eleições foram realizadas em meio à pandemia de covid-19.

Os mesários que trabalham nas eleições são convocados ou voluntários. Eles recebem diversos benefícios, como contagem de dias dos dias trabalhados como horas complementares em cursos universitários, desempate em concursos públicos, dois dias de folga no trabalho ao concluir o treinamento.

Reforço

As mesárias e os mesários que atuarão no segundo turno das Eleições 2022 já podem acessar um conteúdo de reforço criado pela Justiça Eleitoral e disponível na internet. O material tem como objetivo garantir que todos exerçam a função de maneira segura, com todas as eventuais dúvidas previamente solucionadas antes do dia 30 de outubro.

O treinamento ficará disponível até as 18h do próximo dia 27, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesário, desenvolvido exclusivamente para capacitar as pessoas que atuam como colaboradoras da Justiça Eleitoral em um papel essencial para o bom andamento das eleições.

Revisão de treinamento

O objetivo da iniciativa é oferecer uma revisão para as mesárias e os mesários que fizeram o treinamento para o primeiro turno do pleito, ocorrido em 2 de outubro. Além disso, a ação representa uma nova oportunidade para aqueles que ainda não fizeram a capacitação.

Os conteúdos já estarão liberados e a pessoa não precisa repassá-los em sequência. Isso permite certa autonomia para que a mesária ou o mesário busque pelo tópico que deseja rever ou se aprimorar. A chave de inscrição para o curso, recebida anteriormente, é a mesma, não sendo necessária uma nova.

Material em texto e vídeo

Tanto na página EAD quanto no aplicativo, o material está organizado em módulos, de maneira a tornar a navegação intuitiva e de fácil acesso por parte de quem acessa. O conteúdo vem acompanhado de imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também se encontra à disposição um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai atuar nas Eleições 2022.

No aplicativo, ainda é possível encontrar orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; medidas sanitárias para a prevenção do contágio pelo coronavírus; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação.

*Agência Brasil e TSE

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/10/19/aguas-de-lindoia-esta-na-lista-do-mpt-de-assedio-eleitoral-por-empresas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/10/18/paulista-de-judo-jonas-do-snec-e-maria-julia-de-lindoia-sao-campeoes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/10/18/sarapatel-no22-por-ismael-rielli/