Raiva Animal: Bueno Brandão registra caso da doença

A cidade de Bueno Brandão, na microrregião do Circuito das Malhas, já registrou um caso de Raiva Animal. No Sul de Minas Gerais, casos da doença foram registrados nas cidades de Andradas, tem dois casos, Muzambinho, tem 6 casos, Andradas, tem 2 casos e Fortaleza de Minas, tem também 2 casos.

Segundo dados divulgados pelo G1, o Sul de Minas agora chegou a 11 casos da doença. A prefeitura de Andradas explicou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que os casos foram registrados nas últimas semanas, sendo divulgados nesta terça-feira, 1, e tratam-se de bovinos que pertencem ao mesmo produtor rural.

“No caso da raiva, a melhor solução é prevenir; e a prevenção é a vacina. A doença tem uma evolução drástica e letal, além dos prejuízos que causa, devido à perda de animais e os custos com terapias medicamentosas após a exposição”, explicou Jéssica Cristiane Bertoni, médica veterinária do Núcleo de Controle de Zoonoses.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) chegou a classificar como surto os casos de raiva em Muzambinho. O órgão fez uma varredura no município em busca de capturar morcegos hematófagos, considerados os principais transmissores da doença.

Morcegos hematófagos

Os morcegos hematófagos se alimentam exclusivamente de sangue de vertebrados, sendo os únicos a terem essa especialização. Há apenas três espécies no Mundo, que ocorrem apenas nas Américas. Duas atacam aves (Diphylla ecaudata e Diaemus youngii) e uma ataca aves e mamíferos (Desmodus rotundus).

O habitat destes morcegos é geralmente fendas, cavernas, árvores e construções. Vivem em colônias que podem agregar até 2 mil animais. Mais comumente, encontram-se cerca de 100 morcegos por colônia.

Os morcegos mordem para se defender e em caso de mordida ou mesmo um arranhado por morcegos é preciso ter alguns cuidados:

  • lavar o local com bastante água e sabão.
  • não matar nem jogar fora o animal (procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa imediatamente. ligue para o Laboratório de Animais Peçonhentos de sua cidade. isso é muito importante para você e para toda a comunidade, o morcego tem que ser examinado).

Foto: IMA classificou como surto casos de raiva em Muzambinho ( Reprodução/EPTV)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/09/14/prefeitura-de-aguas-lanca-cadastro-online-para-adocao-de-animais/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/09/14/fatec-de-itapira-conquista-conceito-3-em-estreia-no-enade/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/09/13/serra-negra-sedia-encontro-de-consorcios-do-estado-de-sp/