Presidente do Comtur de Serra Negra fala de Turismo na PEI Dr. Jovino Silveira

A presidente do Conselho Municipal de Turismo de Serra Negra, o COMTUR, Sirlene Terenciani,  proprietária do Hotel Pousada Shangri-la, esteve na PEI Dr. Jovino Silveira, na quarta-feira, dia 17, para a palestra sobre “Turismo em Serra Negra – a importância da comunidade na economia local”.

O evento que de início era pra ser uma atividade promovida no componente curricular Eletiva denominada: DOCUMENTÁRIO: Arte, Produção Jornalística e História Oral, dos professores Eliane Prado e Gustavo Ruiz, tornou-se uma verdadeira aula para os alunos da Eletiva e também do 1º e 2º Ensino Médio Guia de Turismo, da ETEC.

Sirlene Terenciani apresentou na PEI Dr. Jovino Silveira informações atualizadas do turismo local, pois se formou, no início do mês, no curso Líder do Sebrae, com capacitação de mais de 2 anos, sobre Turismo, Economia e Comunicação.

Segundo estudos apresentados pela presidente do COMTUR de Serra Negra, o Brasil tem um imenso potencial turístico a desenvolver, pois apenas 0,5% de todos os turistas que circulam pelo mundo elegem o país como destino.

Ela destaca que é necessário fazer um trabalho para que o Brasil aumente esse percentual. Na sequência explicou a necessidade de se ter um turismo forte e os impactos na economia gerado pelo Turismo tanto nacional como local.

De acordo com as pesquisas de Sirlene Terenciani, a cidade de Serra Negra teve vários ciclos econômicos, começando em 1873 com o café, que marca o início da imigração italiana.

Em 1938, o então governador de São Paulo eleva Serra Negra a Estância Hidromineral e Climática, o que a torna uma cidade turística, com a principal economia pautada no Turismo de Saúde. Em 1970, no auge da economia nacional, a cidade passa a ser destino para compras de couro, malhas e banhos termais, por sua consagração como Cidade da Saúde.

“Hoje o turista busca um turismo de experiência, e compras passou a ser apenas uma consequência”, destaca Sirlene Terencini.

Veja alguns dados  apresentados pela presidente do COMTUR de Serra Negra:

Nestes três quadros são destacados aspectos da principal economia de Serra Negra, o turismo, que precisa melhorar em alguns pontos (quadro 01), sendo que a cidade tem potencial para Turismo de Negócios e Eventos; Turismo Rural; Turismo de Saúde; Turismo de Aventura; Turismo de Esportes e Turismo Cultural (quadro 03).

Serra Negra aposta no café para referenciar Turismo Rural e sua Tradição Histórica

A história de Serra Negra, desde 1873 está atrelada ao café. Segundo Sirlene Terenciani, poucos sabem que as primeiras mudas de café vieram para a cidade em uma mala de viagem, de imigrantes italianos. Hoje Serra Negra possui café como aposta turística e econômica.

São mais de 40 fazendas de café com premiação nacional e internacional. A cidade se desponta como produtora dos melhores grãos e também alia a economia a sua origem, o que faz o Museu do Café ser um dos pontos mais visitados pelos turistas, bem como explica o sucesso do Festival do Café, ocorrido em maio deste ano.

No 1º Festival do Café de Serra Negra, os produtores do Circuito das Águas Paulista, associados da ACECAP, apresentaram e comercializaram na Praça João Zelante, no Centro, seus produtos de alta qualidade, oferecendo degustação e difundindo conhecimento sobre os aromas, tornando o Festival uma verdadeira experiência de sabores.

Também foram realizadas palestras de baristas credenciados à Specialty Coffee Association (SCA), apresentando diferentes preparos de bebidas à base de café.

Segundo a Acecap, a ideia da realização do Festival do Café foi utilizá-lo como instrumento de divulgação e sensibilização dos Cafés Especiais da região tanto para a população e comércios locais, quanto para visitantes de outras localidades, fortalecendo o objetivo maior da Indicação Geográfica de agregar valor à produção de café, aumentar a renda, alcançar novos mercados, se diferenciar e ser mais competitivos no âmbito nacional e internacional.

Apostas do COMTUR para o turismo em Serra Negra

Além da aposta no Café, e no Turismo Rural, a presidente do COMTUR destaca que é importante que a cidade invista em mídia e na divulgação da cidade através das redes sociais. Ela comentou que é necessário pensar em pontos instagramáveis para aumentar a visualização dos pontos turísticos e personagens que movimentem as redes sociais.

No tocante ao Turismo de Experiência, é no trato com sabores, imagens, emoções que Serra Negra pode ficar na lista de destinos do visitante que sente-se acolhido na cidade e tem esse desejo de reviver experiências e momentos especiais.

O site: https://visiteserranegra.com.br/  tem espaços para divulgação e promoção de comércios e serviços. É necessário que a população participe da divulgação da cidade.

Visita a PEI e contato com os alunos

Fora do hotel que gerencia e das salas de reuniões frente ao COMTUR, Sirlene Terenciani pode conversar com os alunos, visitar as salas de aulas da PEI Dr. Jovino Silveira, falar sobre mercado de trabalho para jovens, dar depoimentos sobre empregabilidade e alertar aos jovens sobre a importância de um projeto de vida eficaz.

“Eu estou hoje onde eu sempre quis estar. Não foi fácil, mas eu trabalhei muito para chegar onde estou”, disse aos alunos em meio a roda de conversa e prometeu integrar o documentário e outras atividades que aproxime a escola do Turismo,

 

 

Fotos: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/21/autos-antigos-fusca-de-1950-pode-valer-r-2-milhoes-e-movimenta-mercado/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/21/grito-de-basta-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/19/um-caso-de-outro-mundo-tem-van-premier-em-aguas-de-lindoia/