Direção da EE Dr. Jovino Silveira desmente boatos e aulas estão normais

A Direção da EE Dr. Jovinno Silveira, no Centro de Serra Negra, viveu nesta terça-feira, dia 31, uma situação inusitada e teve que usar as redes sociais para desmentir boatos sobre a segurança dos alunos e profissionais no prédio da escolar. As aulas aconteceram normalmente e sem nenhum incidente de violência.

Segundo a direção da escola, uma mensagem grafada no banheiro, dias atrás, deixou assustados professores, pais e alunos da instituição. “Massacre, dia 31/05”, dizia a inscrição.

Assim que tomou conhecimento da mensagem que indicava uma possível ameaça a todos que ocupam o  prédio escolar, os membros da direção da escola, entraram em contato com a Polícia Civil de Serra Negra, na Delegacia de Polícia. Também foram acionados a Polícia Militar e a GCM de Serra Negra.

A investigação da Polícia Civil foi prejudicada, pois não há câmeras de segurança no banheiro da escola. O fato prejudicou a identificação dos autores a mensagem aterrorizante.

Para tranquilizar os pais e evitar que boatos provocassem maior alarde entre a população, a direção da EE Dr. Jovino Silveira divulgou o seguinte comunicado em suas redes sociais:

“Gostaríamos de tranquilizá-los em relação às notícias que circularam durante o dia de ontem e hoje sobre nossa escola. Queremos deixar claro que a escola está segura, que tomamos todas as providências cabíveis e que a Polícia Militar de Serra Negra está ciente dos fatos. Nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas!”.

Aulas normais

As aulas na unidade escolar ocorreram de forma tranquila, com a visita dos policiais militares nos três turnos (manhã, tarde e noite). Professores e funcionários reforçaram os protocolos de segurança e também atenderam pais e alunos que solicitaram informações sobre os fatos.

Nesta terça-feira, apenas um terço dos alunos frequentaram as aulas. Porém, todos os trabalhos na unidade escolar comtinuaram de forma normal, com aulas e atividades pedagógicas, além de intervalos e horários de convivência dos alunos.

Fake News massacre 31/05

A Fake News sobre massacre em escolas já rodou todo o país e nas últimas semanas, teve como alvo escolas estaduais, como de Serra negra e de Guarulhos.

Em Guarulho quatro escolas estaduais receberam uma série de ameaças sobre supostos ataques às instituições. Os casos foram compartilhados em grupos de WhatsApp e nas redes sociais aterrorizando pais e alunos.

Igualmente em Serra Negra, com a circulação das ameaças  massacre 31/05, pais e responsáveis por alunos das escolas apresentaram preocupação e receio de levar os alunos às instituições de ensino em Guarulhos. Mas nada foi registrado de anormal no decorrer do dia.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo alegou ter tomado providências imediatas para tranquilizar a comunidade escolar, esclarecendo ainda os casos recentes como trote.

“Dirigentes de ensino e autoridades policiais atuam em todas as regiões do estado para conscientizar comunidades escolares e identificar qualquer tipo de ameaça, ainda que todos os casos recentes tenham sido esclarecidos como trotes. O Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar promove estudos permanentes sobre casos de violência nas regiões escolares, além de estratégias para conter ameaças e fomentar a cultura da paz”, disse em nota.

Foto: Turma de alunos e professores postam fotos da normalizade das aulas nesta terça-feira, dia 31, na EE Dr. Jovino Silveira em Serra Negra (divulgação / Facebook)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/29/vacinacao-covid-19-passa-a-ser-realizada-na-biblioteca-municipal-em-aguas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/30/dia-31-de-maio-e-o-dia-mundial-sem-tabaco-lindoia-cria-grupo-antitabagismo/