Dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco: Lindoia cria grupo antitabagismo

A Diretoria de Saúde de Lindoia está convidando a população para participar de um grupo antitabagismo, ou seja, destinado para tratamento daquelas pessoas que possuem o interesse em parar de fumar.

Os interessados em participarem do grupo antitabagismo devem procurar o PSF  (Posto de Saúde da Família) de sua referência para realizar a inscrição.

Além do grupo antitabagismo, os profissionais da Diretoria de Saúde de Lindoia alerta que o tabaco mata 6 milhões de pessoas no mundo inteiro, das chamadas doenças que poderiam ser evitadas, como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, osteoporose, catarata e outras doenças relacionadas ao tabagismo.

Além de ser prejudicial para os familiares, o cigarro também é considerado uma doença epidêmica e sua dependência causa transtorno psicoemocional e alterações comportamentais.

“Muitas pessoas possuem a saúde em uma situação de vulnerabilidade, outros possuem o cigarro como um método para relaxar, esquecer os problemas e depositam ali uma necessidade tão grande que aos poucos esse vício se converte em malefícios muitas vezes irreversíveis”, destaca o texto explicativo da campanha Pare de Fumar! #respirevida.

antitabagismo

O objetivo da ação é motivar os usuários tabagistas a deixarem de fumar, reduzindo a prevalência de fumantes e os índices de doenças e mortalidade relacionados ao uso dos derivados do tabaco.

Para mais informações sobre horários e locais, entre e contato com o PSF da sua referência.

  • PSF I

Praça Dr. Getúlio Vargas, 143 Anexo I – Centro
telefone: (19) 3898-2967/ (19)3898-3553
atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 17h.

  • PSF II

Rua Fabiano Franco, nº 171 – Centro
telefone: 19 3898-2180 – Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 17h.

Tabagismo na gravidez: riscos para a mulher e para o bebê

.Durante a gestação, a mulher deve adotar alguns hábitos para manter a sua saúde e a de seu bebê, evitando complicações durante o parto, promovendo bem-estar e melhores condições de desenvolvimento para a criança, mesmo após o nascimento.

Evitar o tabagismo na gravidez é um deles. Além de uma série de malefícios para a saúde em geral, na gravidez este hábito é bastante perigoso e está relacionado a uma série de complicações.

Os riscos para o bebê

Segundo o Dr. Alexandre Rossi, médico ginecologista e obstetra, responsável pelo ambulatório de Ginecologia Geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros e médico colaborador de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, quando a gestante inala as substâncias presentes no cigarro, o organismo do feto é afetado igualmente.

“A nicotina diminui o fluxo sanguíneo até a placenta, enquanto o monóxido de carbono pode reduzir o oxigênio que circula no corpo do bebê. Ao longo dos meses, o tabagismo na gestação eleva as chances de prematuridade e baixo peso no nascimento, má-formação neurológica e respiratória e, em casos extremos, maiores riscos de mortalidade fetal”.

Os riscos para a gestante

Além da potencialização de diversos males relacionados ao tabagismo já conhecidos, na gestação há maior comprometimento das vias respiratórias, alerta o Dr. Alexandre.

“Isso porque, as alterações naturais da gravidez reduzem a imunidade do organismo, tornando a mulher mais suscetível a diversas doenças, inclusive o câncer. O tabagismo também aumenta os riscos de hemorragias.”

Aconselhamento médico

As fumantes que estão gestantes devem ser alertadas por seus médicos durante as consultas sobre os riscos na gravidez. Se a mulher ainda não está grávida, talvez seja mais adequado cessar o tabagismo antes da concepção.

“Além do tabagismo, é importante também detalhar ao médico obstetra sobre o consumo, ainda que esporádico, de álcool, drogas e qualquer medicamento que a gestante tenha o costume de utilizar”, explica Dr. Alexandre.

O médico precisa ter todas estas informações para orientar corretamente sua paciente e ajudar que a gestação ocorra com a máxima segurança possível.

Dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco (antitabagismo)

O Dia Mundial sem Tabaco, dia 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Anualmente, no Dia Mundial sem Tabaco, o INCA promove e articula uma grande comemoração nacional sobre o tema com as secretarias estaduais e municipais de saúde e de educação dos 26 Estados e Distrito Federal e com outros setores do Ministério da Saúde e do governo federal que integram a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS).

O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo.

Segundoi o INCA, a pandemia de Covid-19 pode ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19.

Fotos: Divulgação

Veja Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/29/vacinacao-covid-19-passa-a-ser-realizada-na-biblioteca-municipal-em-aguas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/29/pm-de-minas-inicia-treinamento-para-a-utilizacao-de-cameras-nas-fardas/