Serra Negra acolhe população em situação de rua nesta onda de frio

A Prefeitura de Serra Negra informou nesta segunda-feira, dia 16, que numa ação conjunta entre as secretarias de Assistência Social e Serviços Municipais e o Fundo Social de Solidariedade, realizará a partir desta terça-feira, dia 17, o acolhimento de pessoas em situação de rua devido a uma onda de frio que atingirá o município, bem como o estado, ao longo da semana.

Segundo a Defesa Civil de Serra Negra, já nesta terça-feira, dia 17, a previsão é de mínima de 7° para Serra Negra. Na quarta-feira, dia 18, a temperatura cairá ainda mais e a mínima passará a ser de 1°.

frio

Um abrigo está sendo montado no Centro Esportivo Dr. Mário Pereira dos Santos (Discão). Dez camas já foram instaladas pela equipe coordenada pelo Secretário de Serviços Municipais Divaldo De Santi. Na terça-feira serão colocadas as roupas de cama.

As abordagens serão feitas pela Secretaria de Assistência Social, sob coordenação da Secretária Daniele Pachioni, nos pontos de maior incidência de população de rua.

No abrigo, serão oferecidos banho, produtos de higiene, cobertores e roupas, a serem encaminhadas pelo Fundo Social. Também haverá marmitex para o jantar e, após passarem a noite no local, café da manhã no dia seguinte.

Alerta

A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para toda a população sobre a frente fria que atinge o estado nesta terça-feira, dia 17. Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência, as mínimas previstas podem chegar a 1º C na Serra da Mantiqueira. A onda de frio é provocada por uma massa de ar de origem polar.

Na capital, a temperatura pode chegar a 6º C, menor temperatura para maio desde 1990. No interior, a Defesa Civil chama a atenção para a região norte, com previsão de mínima de 3º C para Ribeirão Preto e de 5º C para São José do Rio Preto. No litoral sul, a mínima deve ser de 10º C, com ventos de até 75 Km/h, o que aumenta a sensação de frio.

O Governo do Estado de São Paulo recomenda que as defesas civis municipais reforcem a divulgação de informações de alertas para que sejam adotadas medidas de autoproteção. Outra orientação do governo é que sejam acompanhados especialmente os casos de pessoas mais vulneráveis, como a população em situação de rua.

Entre os riscos decorrentes do frio, estão hipotermia, queda da umidade relativa do ar, com a diminuição das chuvas e possibilidade de doenças do aparelho respiratório. Também precisam de atenção especial crianças e idosos, que devem ser mantidos agasalhados, tendo em vista que são mais suscetíveis a essas doenças agravadas pelo tempo frio.

Foto: Abrigo criado para atendimento de moradores em situação de rua, em Serra Negra (divulgação / PMSN)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/16/aulas-na-emei-arco-iris-sao-suspensas-apos-aumento-de-casos-covid-19/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/16/alexandre-megale-e-agredido-por-vereador-de-ouro-fino/