Escola de Monte Sião esclarece fake News sobre “massacre”

A Escola Municipal Padre Reinaldo, em Monte Sião, vivenciou uma situação bastante adversa nesta quarta-feira, dia 04,  diante da fake News da mensagem “massacre”, indicando a data 05/05/ de 2022.

Veja a nota divulgada pela direção da escola nas redes sociais:

Esclarecimento à comunidade escolar
Na manhã de quarta-feira (4), chegou ao conhecimento da direção escolar que nos banheiros, feminino e masculino, havia pichações com os dizeres “MASSACRE 05/05/2022”, conforme as imagens registradas abaixo.
A Policia Militar de Monte Sião esteve no local para averiguar os fatos e orientar como esta instituição deveria proceder.
Para tanto, hoje, a PM esteve presente no horário de entrada dos alunos e as mochilas foram vistoriadas pelos inspetores. Foi solicitado à equipe escolar que mantivesse atenção redobrada à escola.
Compreendemos e compartilhamos da preocupação e o nervosismo de todos, por isso tomamos as medidas cabíveis. Entretanto, é importante ser do conhecimento de todos que situações como esta estão acontecendo em vários lugares do Brasil, sendo disseminadas pelas mídias sociais, por isso contamos com o apoio, compreensão e orientação dos familiares.
Ressaltamos que a E.M. “Padre Reinaldo” é contra qualquer tipo de disseminação de violência, que o ocorrido está sendo averiguado e este tipo de comportamento não condiz com os princípios da escola.
Atenciosamente,
Equipe Gestora

Fake News foi registrado em Passos (MG)

O caso, é tratado como uma ação de Fake News que corre pelas redes sociais. No Sul de Minas, em Passos, uma notícia falsa sobre um “massacre” em uma escola municipal levou dois adolescentes a serem encaminhados à delegacia da cidade.

O fato aconteceu também nesta quinta-feira, dia 5, mesmo dia que na EM Padre Reinaldo, em Monte Sião. As mensagens, que anunciavam o suposto massacre, circularam em grupos de Whatsapp na quarta-feira, dia 04, e causaram apreensão nos moradores da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, os adolescentes falavam que estavam planejando rotas de fuga depois de fecharem a saída da escola e atirarem em todos.

As Polícias Civil e Militar iniciaram as investigações que apontaram que os jovens estudavam na mesma escola que seria o alvo dos ataques.

Segundo o delegado Marcos Pimenta, um dos adolescentes confessou que entrou em contato com um perfil de fofocas de Passos no Instagram e usando o celular da namorada divulgou as notícias falsas sobre o massacre.

Os dois adolescentes prestaram depoimento na presença dos pais e foram liberados. O celular usado para disparar as mensagens foi apreendido.

Foto: Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/06/justica-de-jacutinga-proibe-uso-de-celular-em-sala-de-aula-no-municipio/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/05/programacao-de-shows-da-festa-do-bela-vista-comeca-neste-sabado-6/