Alunos da PEI Dr. Jovino Silveira participam de palestra sobre Direitos da Mulher na Câmara de Serra Negra

Na noite desta quinta-feira, dia 05, um grupo de alunos da PEI Dr. Jovino Silveira e da EJA, acompanhados pela diretora Nádia Carvalho estiveram na Câmara Municipal, no 1° Encontro da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher de Serra Negra.

O grupo, formado por alunos da PEI Dr. Jovino Silveira e da EJA, prestigiou o evento que abordou uma temática transversal, relacionada a cidadania e a conquista de direitos, tratada no curso de Sociologia do Ensino Médio. Junto ao grupo também esteve a professora Eliane Prado.

A reunião, uma iniciativa da a Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher de Serra Negra, formada pelas vereadoras Ana Bárbara Regiani Magaldi (DEM), Anna Beatriz Scachetti (PSD) e Benedita Viviani Anibal Carraro (Avante) e contou com a presença do prefeito Elmir Chedid (DEM), da sua esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Débora Chedid, do presidente da Câmara, César Augusto Borboni, o Ney (DEM).

A Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, em seu 1º encontro, realizado, às 19h, no plenário da Câmara Municipal, no Centro de Convenções, teve como convidado especial o delegado da Polícia Civil e responsável pela Delegacia dos Direitos da Mulher em Serra Negra, Rodrigo Cantadori.

Em sua palestra, Dr. Rodrigo, como popularmente é tratado na cidade, falou sobre os trabalhos da Delegacia dos Direitos da Mulher, a DDM de Serra Negra, e discutiu políticas de fortalecimento da cidadania feminina.

Segundo as organizadoras do evento, esse primeiro encontro na sede da Cãmara Municipal, foi uma ação para discutir não apenas mudanças nas leis para promover a defesa dos direitos da mulher, mas também averiguar a efetividade delas.

DDM de Serra Negra

Em tom didático e cordial, Dr. Rodrigo, falou no plenário da Câmara Municipal sobre os aspectos patriarcais da violência doméstica na sociedade brasileira. “A estrutura social de qualquer nação está estabelecida no âmbito familiar” , destacou.

Segundo o delegado, a Delegacia dos Direitos da Mulher de Serra Negra já funciona há 30 anos. Para o delegado, esse trabalho tem sido feito pela Polícia Civil do Estado de São Paulo desde 1985, antes mesmo da Lei Maria da Penha entrar em vigos em 2006, isso devido a relevância do combate a violência doméstica.

“A violência contra a mulher dentro de casa tem uma relação muito direta com a violência que ela sofre fora de casa”, alertou

Câmara

Outro dado apresentado por Dr. Rodrigo é que 1/3 da produção processual dentro da Polícia Civil do Estado de São Paulo são das DDMs.

A DDM de Serra Negra funciona junto a sede da Polícia Civil, na Rua José Maria Franco de Godoi, 51, na Vila Dirce. O atendimento é feito pelo delegado Rodrigo Cantadori e a Escrivã Silvia.

Segundo o delegado, alguns avanços da DDM de Serra Negra são recentes como a Brinquedoteca para atendimento das mulheres que buscam o serviços e precisam deixar os filhos acolhidos durante a escuta.

Outro fator, que Dr. Rodrigo considera relevante e extremamente positivo, é a concessão pela Prefeitura de Serra Negra de aluguel social para a mulher vítima de violência que necessita de abrigo temporário.

O município também acordou em fazer a inclusão de mulheres vítimas de violência no programa Frente de Trabalho, além de fornecer atendimento social para seus filhos, garantindo assim sua reconstrução e cidadania.

“A política, o poder público, a polícia, o judiciário tem uma sinergia em Serra Negra. Aqui existe uma tendência a se aderir ao movimento que está acontecendo em Defesa da Mulher”, elogiou Dr. Rodrigoa

Veja na íntegra o !º Encontro da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher de Serra Negra.

Fotos: Divulgação / Câmara de Serra Negra

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/06/justica-de-jacutinga-proibe-uso-de-celular-em-sala-de-aula-no-municipio/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/06/escola-de-monte-siao-esclarece-fake-news-sobre-massacre/