Águas de Lindoia, Serra Negra e Lindoia terão Marcha Furta-cor no dia 15

Sob a coordenação de Marjorie Vicente, psicologa perinatal, e mãe da Georgia e Carla Dora, compradora e mae da Manuella, a Marcha Furta-Cor, em prol da saude mental materna, terá programação em Águas de Lindoia, Serra Negra e Lindoia.

Segundo as organizadoras, a ideia de início era uma Marcha de mães, filhos, maridos, avós e demais familiares, do Ginasio de Esportes em Águas de Lindoia ao Balneário, em prol da saude mental materna.

Em seguida, seriam realizadas atividades gratuitas para a familia no Balneario. Porém, a ação ganhou adesões além da Prefeitura de Águas de Lindoia, da Prefeitura de Serra Negra e da Prefeitura de Lindoia e agora três cidades do Circuito das Águas terão programação simultânea do Maio Furta-cor.

Confira a Programação Marcha Furta-Cor nas três cidades:

ÁGUAS DE LINDOIA:

  • Às 09h, encontro em frente ao Ginasio para uma caminhada simbólica até o Balneário, na Marcha Furta-Cor
  • 09h15 abertura da Campanha Maio Furta-Cor
  • A partir das 09h30 iniciam as nossas atividades gratuítas para a família toda
  • YOGA com @renatafaria.yoga – Professora com certificação internacional Yoga Alliance
  • MAT PILATES Mães e Filhos com @fisioadamianamendes do ADM Pilates & Espaço Zen
  • No tatame com as crianças @luisbaquiega da @allianceaguasdelindoia

Rodas de Conversa com:

  • @brunabernardi – Fisioterapeuta em obstetrícia e Doula
  • @galeriadosorrisoclinica – Odontopediatra e Empreendedora Dra. Renata Jaime
  • @dolcebarriga – Psicologa e Consultora em aleitamento materno Carol Castro

SORTEIOS:

  • Consultoria Amamentação
  • Doulagem
  • Ensaio Fotográfico – Gestante em estúdio

SERRA NEGRA:

Dia 15/05

9h00 – início da Marcha Furta-cor na praça João Zelante, com destino ao Campo do Sete – Complexo Esportivo Nelson B Baroni

Atividades :

  • Roda de conversa com Daniele Pachioni – Saúde mental Materna
  • Yoga para adultos
  • Jiu jitsu para crianças com direcionamento disciplinar familiar
  • Dança circular – mães e filhos / família

Em Serra Negra as escolas municipais são parceiras da Marcha Furta-Cor e as crianças farão desenhos das mamães . Esses desenhos serão levados na marcha e depois farão parte de uma exposição no local das atividades .

LINDOIA:

Em Lindoia a programação Marca Furta-cor começa as 9h00 com saída da Prefeitura. A programação até o fechamento desta edição estava sendo definida.

O que é Maio Furta Cor?

Maio Furta-cor é uma campanha sem fins lucrativos, democrática e apartidária, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Questionar os papéis, as crenças e os mitos que estruturam nossa visão sobre a maternidade possibilitam a construção de paradigmas e uma nova e potente cultura de saúde mental, não apenas para as mães, mas para a sociedade como um todo.

Segundo os idealizadores da Campanha é necessário um mês dedicado à saúde mental das, pois apesar do
forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães.

“Pouca ou nenhuma atenção tem sido dada aos fatores que vêm contribuindo ao sofrimento mental das mulheres face às crescentes demandas da maternidade, o que as leva a vivenciar esse papel imersas num elevado nível de exigência, sentimentos de auto-reprovação, insuficiência e culpa. O modo como se legitima visões distorcidas sobre esse papel reforça a crença em um modo único e soberano de exercer a maternidade e isso impacta na saúde mental materna, gerando dor e sofrimento”, destaca o documento divulgador da Campanha.

Segundo dados atuais, o Brasil apresenta taxas que variam em até 30% de depressão no período pós-parto. Estudos mundiais estimam que 3,7 mulheres se suicidam no pós-parto a cada 100.000 nascidos vivos (para fins comparativos, 1,92 mulheres morrem de hemorragia pós-parto na mesma proporção). O período perinatal pode agravar condições prévias de saúde mental, como ansiedade, transtorno bipolar e entre outros, sendo uma importante janela para discussões sobre prevenção e promoção à saúde mental.

Além disso, mulheres adoecem o dobro de depressão quando comparadas aos homens. Mulheres adoecem mais ainda em situações de desigualdade social. A biologia sozinha não explica esse fenômeno e é preciso contextualizar todo o impacto que ser mulher e ser mãe pode gerar na vida psíquica das diferentes mães
e diferentes mulheres que temos em nosso país.

Por que Maio?

Segundo a Campanha Maio Furta-Cor, no mês de maio celebramos no Brasil o Dia das Mães, um momento oportuno de fomentar discussões entorno das causas maternas e dos fatores envolvidos nos crescentes índices de depressão, ansiedade, esgotamento e suicídio.

Por que Furta-cor?

Furta-cor é a cor da maternidade, cuja tonalidade se altera conforme a luz que recebe. Maternidade tem cores: preta, branca, amarela e indígena. As cores da maternidade não se anulam, não são iguais nem formam uma cor só. Suas cores são suas diferenças, na igualdade do direito de ser mãe.

“Maternidade precisa de luz, apoio e cuidado. Olhar engajado de todos para existir. Sem manuais, sem regulamentos. Levantar a bandeira de uma maternidade furta-cor, livre de tabus e silenciamentos é promover saúde mental”, destaca o documento de apresentação da Campanha.

TIBUNA PODCAST

Neste sábado, dia 07, a Campanha Maio Furta-cor e a Marcha Furta-cor são temas que reinauguram o Tribuna Podcast, com a apresentação de Luciano Fiore, no Canal Tribuna das Águas no Youtube e no Facebook do Tribuna das Águas. A entrevista começa às 11h

marcha furta-cor

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/02/legitima-lindoia-uma-industria-mineral-crescendo-no-coracao-de-aguas-de-lindoia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/04/homem-e-preso-com-armas-e-explosivos-em-borda-da-mata/