Consumo de água mineral cresce no mundo e Legítima Lindoia se destaca

Após período de pandemia Covid-19, a preocupação com a saúde, qualidade de vida e bem-estar da população elevou o consumo de água mineral no mundo todo. Nesse contexto, a Legítima Lindoia investiu na diversificação de produtos e pretende atingir o mercado internacional nos próximos anos. Tiago Begliomini, sócio-diretor geral da Água Mineral Legítima Lindoia desde 2014, em entrevista ao Tribuna das Águas, relatou os avanços conquistados nesse período em que está à frente da gestão da mineradora e o planejamento para os próximos anos.

O empresário relembra que, assim que aceitou o cargo de diretor geral da Água Mineral Legítima Lindoia, seus esforços se concentraram no diagnóstico inicial que mostrava um orçamento de investimento para o projeto menor do que o necessário.

Tiago, então, determinou que as mudanças seriam necessárias, não apenas para atingir os objetivos do projeto, mas para a reforma de planta industrial e investimentos em maquinário que facilitariam o aumento da capacidade de extração de água mineral.

Antes de explanar sobre essas mudanças, porém, Tiago Begliomini contou um pouco sobre a origem da empresa Legítima Lindoia.

Legítima Lindoia

A Legítima Lindoia – Fonte Santa Isabel – nasceu nas puras fontes do Balneário de Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. Isso graças às condições hidroclimáticas da região do Circuito das Águas Paulista que influenciam diretamente na composição da água.

A água da Legítima Lindoia tem reconhecidos benefícios medicinais do Balneário, um dos cartões postais de Águas de Lindoia, que todos os anos atrai milhares de turistas do Brasil e do exterior.

Com a aquisição da atual fonte que abastece a Legítima Lindoia pelos irmãos Alfio e Benigno Begliomini em meados de 1990 da empresa Brahma / Skol Caracu, que pertencia a Francisco Scarpa, os desafios foram exportar produtos da mineradora para os Estados Unidos da América e aumentar o consumo no Brasil.

Atualmente, os produtos da Legítima Lindoia são vendidos em vários estados brasileiros, o que confirma a excelência na qualidade desses produtos.

Não é por menos, portanto, que a Legítima Lindoia se orgulha dos seus 60 anos de história. A composição mineral de sua água lhe confere pureza e leveza, com baixíssimo teor de sódio. O processo de envase, especial e rigoroso, impede qualquer alteração química de sua fórmula.

Além disso, a Água Mineral Legítima Lindoia é classificada como Água Mineral Fluoretada, Radioativa na Fonte. Aliada à quantidade reduzida de sódio dissolvido na água, o que lhe confere uma leveza sem igual, está a tecnologia desenvolvida na produção.

Tiago Begliomini conta que, ao assumir a Legítima Lindoia, em 2014, tinha formação em Marketing e MBA em Administração Financeira pela FGV, além de um currículo consolidado em diversas empresas nacionais e multinacionais por onde passou, como Mikes Hard Lemonade, Pirelli Pneus, Boehringuer Ingelheim, Toledo Comunicação.

Ele destaca que, nessa época, já possuía experiência na industrialização mineral no Brasil, inicialmente com a empresa Fontalis, na cidade de São Paulo. Esse mercado, do qual faz parte a Água Mineral Legítima Lindoia, está concentrado na região que abriga um dos maiores e mais renomados aquíferos do Brasil e do mundo, o Aquífero Guarani.

O sócio-diretor geral da Água Mineral Legítima Lindoia fica entusiasmado ao relembrar sua trajetória frente à gestão da empresa.

“Nosso objetivo em 2014 era analisar a viabilidade de desenvolver e lançar uma gama de novos produtos, aumentando de 2 para 10. Na época, a Legítima Lindoia já era uma das líderes em vendas no mercado de galões retornáveis, mas desejávamos expandir para uma linha de produtos descartáveis. Adicionalmente, buscamos revitalizar a marca e reestruturar nossa planta industrial. A empresa estava há mais de 20 anos no mercado, no mesmo nicho, e sabíamos que precisávamos nos adaptar às mudanças nos hábitos de consumo de nossos clientes”, explica Tiago Begliomini.

O empresário atualmente desenvolve projetos em conjunto com a prefeitura de Águas de Lindoia de responsabilidade, desenvolvimento e inclusão social. Ele destaca que sempre foi sensível às preocupações de preservação ambiental ao desenvolver planos para o crescimento da empresa.

Como exemplo, Tiago conta que, no início de sua gestão, em conjunto com o departamento financeiro, ele conseguiu o capital de investimento necessário apenas com a receita gerada naquele ano. Ao mesmo tempo, revitalizou a marca Legítima Lindoia e fortaleceu as vendas em todo o Brasil.

Ainda naquele primeiro ano, o empresário estabeleceu um novo distribuidor na capital paulista, buscando aumentar o volume de vendas. Essas ações resultaram em um crescimento de 37% no primeiro ano, viabilizando os investimentos necessários para o projeto principal.

Além disso, segundo o empresário, um grande desafio da empresa foi desenvolver produtos de consumo inovadores e de qualidade para competir com as empresas multinacionais que investiram no mercado de água mineral nesse período.

Legítima Lindoia

Outros desafios e o forte crescimento da Legítima Lindoia

Em 2015 e 2016, segundo Tiago Begliomini, ele lançou e posicionou cada um dos produtos dentro do plano estratégico da empresa, resultando em um crescimento muito forte: 585% em relação ao seu primeiro ano.

Ele também reafirma que lançou 6 novos produtos, durante esse ano, aproveitando toda a força comercial que a empresa desenvolveu ao longo da sua história. Tudo isso guiado por uma estratégia bem pensada que ele desenhou e implementou. “Os resultados foram muito acima do esperado”, comemora.

Seguindo com a explanação sobre essas lembranças de sucesso, Tiago Begliomini diz que em 2016 se esforçou para introduzir 5 novos produtos, dois deles cruciais para o projeto geral de crescimento da empresa.

Ele observou a necessidade de produzir um produto diferenciado, com design atrativo e uma marca única para o consumo de água mineral em restaurantes, bares, hotéis e casas de shows. Assim projetou uma nova marca dentro da linha de produtos da empresa, a “Diamond Water”.

Tiago detalha que a garrafa foi projetada precisamente para o sucesso no mercado. Após finalizar o projeto, mas antes de lançar a marca no mercado, ele conseguiu fechar uma parceria exclusiva com a maior distribuidora de produtos para o segmento de restaurantes, hotéis e bares.

Depois disso, o empresário continuou a promover o rápido crescimento da empresa. Todos os projetos que ele supervisionou foram apresentados com grande sucesso, com 11 variantes de produtos descartáveis nos anos seguintes.

Ele também executou uma campanha de incentivo muito importante, que foi realizada em toda a área comercial espalhada pelo Brasil, para manter a base de clientes e prospectar novos mercados de vendas.

No âmbito de marketing, Tiago Begliomini ressalta que conseguiu ótimas parcerias. A Legítima Lindóia foi patrocinadora de clubes de Futebol como Guarani F. C. e o Mogi Mirim E. C., e do Centro de treinamento Kirmayr. Além disso, a empresa é a atual patrocinadora do maior evento multiesportivo do mundo, a Arnold Classic Brasil, que tem como presidente o fisiculturista, ator, empresário e político norte americano Arnold Schwarzenegger.

Portanto, a estratégia de marketing da Legítima Lindoia está diretamente ligada ao esporte e à qualidade de vida, já que suas características hidrominerais são excelentes para quem busca saúde.

“Acreditamos que o esporte deve ser praticado desde cedo e, por isso, é um prazer apoiar esportistas e centros de treinamentos”, afirma Tiago Begliomini.

 

Já no final da entrevista, o empresário revelou que a perspectiva para os próximos anos é extremamente positiva.

“Nesses últimos 9 anos de trabalho com a marca e os diferentes produtos, nosso trabalho foi muito além de trazer um relacionamento de confiança e profissionalismo. Nós lançamos soluções de produtos sustentáveis, sempre preocupados com a questão do meio ambiente e o futuro do nosso planeta. Água vira oportunidade de investimento em meio à crise hídrica e perspectiva de escassez no futuro. E sabemos da nossa responsabilidade social por ser uma das maiores indústrias de água do mercado”, comenta.

O empresário, sempre empolgado com seu trabalho, finaliza com uma revelação. “Nossos próximos passos são levar tanto nossos produtos e qualidade, como nosso know-how e tecnologia para outros países que necessitam de um produto de qualidade e sofrem com a escassez da água mineral”.

Fotos: Divulgação