Águas registra um óbito por Covid-19 e atrasos em exames

Na cidade há 200 casos ativos, sendo 3 internados e 521 pessoas aguardam resultado de exame

A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia informou na manhã desta segunda-feira, dia 31, que foi confirmado mais um óbito por Covid-19 na cidade: um homem, de 78 anos, não vacinado e com comorbidades, internado no hospital São Camilo desde o dia 23. O 54º óbito por Covid-19 em Águas de Lindoia ocorreu no sábado, dia 29.

Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, neste momento, Águas de Lindoia possui 200 casos ativos confirmados de Covid-19. Entre os casos ativos, 197 em isolamento domiciliar enquanto três pessoas estão internadas. 521 casos estão em investigação (aguardam resultados de exames).

Atrasos de exames Covi-19 viram rotina

Durante todo o mês de janeiro a questão do atraso nos exames de confirmação da Covid-19 esteve em pauta nas redes sociais e em reclamações aqui no Tribuna das Águas. Os leitores relataram casos que foram prejudicados em estar em isolamento, por longo período, sem a certeza de ter Covid-19.

Numa nota junto ao Boletim Epidemiológico a Prefeitura explica: “Todos os exames colhidos são encaminhados para análise no Instituto Adolfo Lutz (IAL), responsável por analisar grande parte das amostras do Estado de São Paulo. A Secretaria de Saúde continua trabalhando junto ao IAL para que os resultados sejam liberados no menor tempo possível, dada a grande procura, e consequentemente grande espera, neste momento”.

Ao ser questionada sobre a realização de testes rápidos, uma alternativa que a população tem buscado para se proteger e que nas farmácias e laboratórios custam R$ 110,00 ou mais, a Assessoria de Comunicação respondeu:

“Estamos realizando testes, mas devido a escassez de testes rápidos, a Secretaria de Saúde está priorizando a aplicação destes testes de antígeno para grupos mais vulneráveis, como crianças menores de 10 anos, profissionais de saúde, pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina ou que estejam em atraso e pessoas com sintomas graves”.

Segundo a Secretaria de Saúde, são cerca de 30 testes rápidos realizados por dia. No Diário Oficial do Município desta sexta-feira, dia 28, foi publicado um Termo de  Ratificação para o resultado do Processo Nº 015/2022 –Dispensa de Licitação Nº 006/2022, visando a Aquisição de testes (teste rápido de COVID-19) e demais materiais para uso no atendimento COVID-19, no valor de R$ 39.300,00.

Números

Segundo a Secretaria de Saúde, com a  a compra de mais 2 mil testes rápidos, será possível realizar maior quantidade de testes diários. Porém não a data para essa logística se iniciar. O número de 521 casos aguardando exames é superior ao de casos ativos, colocando em risco o controle da Covid-19 no município

Desde o início da Pandemia (Março de 2020) foram registrados 3.361 casos em Águas de Lindoia, sendo que 3.107 pessoas já se encontram curadas (92,4% do total). Foram registrados 54 óbitos no total.

Foto: Divulgação / Reprodução Pixabay

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/30/sarapatel-no14-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/29/policia-faz-blitz-na-divisa-monte-siao-aguas-com-prisoes-e-apreensao-de-drogas/