GCM de Socorro faz resgates nos deslizamentos em Franco da Rocha

A Guarda Civil Municipal de Socorro, GCM de Socorro, participou dos resgates a vítimas dos deslizamentos de terra ocorridos em Franco da  Rocha, Região Metropolitana de São Paulo, nesta segunda-feira, dia 31. Os membros da corporação estiveram em um curso em Mairiporã e foram convocados para o trabalho de resgate.

Os GCMs Lourenço, Cardoso, Santos e Souza, da equipe do Canil da Guarda Civil Municipal, participavam de curso de Busca e Regaste com Cães, em Mairiporã e, junto dos instrutores, se dirigiram até Franco da Rocha para auxiliar nas buscas por sobreviventes e vítimas do desastre natural ocorrido em função das fortes chuvas que atingiram a região no final de semana.

Os homens da GCM de Socorro colaboraram na localização de três pessoas soterradas. O incidente registrou diversos óbitos e feridos. A equipe da GCM Socorro permaneceu no local até o encerramento das buscas com os cães, quando o Corpo de Bombeiros de São Paulo seguiu com o resgate.

A cachorra Brida, do cabo bombeiro Alves, instrutor do curso, que participou da ação, também esteve em Brumadinho (MG), fazendo buscas após o rompimento da barragem, em janeiro de 2019.

Todas as equipes envolvidas agradeceram a presença da GCM de Socorro que, inclusive, foi uma das primeiras a chegar no local, segundo relatos dos policiais.

Chuvas em São Paulo

Segundo o site UOL, desta tarde de segunda-feira, dia 31, ao menos 21 pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingem SP desde a madrugada de domingo, dia 30, pelos números da a Defesa Civil do Estado. Também há 660 famílias desabrigadas ou desalojadas, e 11 pessoas ain da estão desaparecidas.

A principal região do estado afetada pelas chuvas é o noroeste da Grande de São Paulo, onde está localizada não só Franco da Rocha, mas também Caieiras, Francisco Morato e Várzea Paulista. Foram registradas 5 mortes em Franco da Rocha, 5 em Várzea Paulista e 4 em Francisco Morato. As restantes ocorreram em Embu das Artes (3), Arujá (1), Itapevi (1), Jaú (1) e Ribeirão Preto (1).

Foto: Divulgação / Prefeitura de Socorro

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/31/aguas-registra-um-obito-por-covid-19-e-atrasos-em-exames/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/29/policia-faz-blitz-na-divisa-monte-siao-aguas-com-prisoes-e-apreensao-de-drogas/