Rubens Renzzo Júnior comenta sucesso do Concerto das Águas

Evento na Praça Adhemar de Barros foi o Destaque das festividades de final de ano em Águas de Lindoia

O Concerto das Águas, evento realizado nos dias 23 , 25, 26, 27 e 28 de dezembro, na Praça Adhemar de Barros foi uma marco da programação de Natal em Águas de Lindoia e deve ficar registrado como um dos melhores dos último tempos, por reunir arte, cultura, turismo e história.

Concerto das Águas
Flayer de divulgação do Concerto das Águas

Quem teve a ideia do Concerto das Águas?

A ideia do musical Concerto das Águas, no lago da praça principal de Águas de Lindoia, é um projeto antigo do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Águas de Lindoia, Aceal, empresário e publicitário, Rubens Renzzo Júnior que se empenhou pessoalmente para que o evento ganhasse forma e acontecesse.

O Concerto das Águas reuniu esforços das empresas hoteleiras, do comércio e recebeu o apoio da Prefeitura de Águas de Lindoia, através da Secretaria de Turismo. Rubens Renzzo Júnior, o Rubinho como é carinhosamente conhecido pelo amigos, utiliza uma frase para descrever sua saga na construção do Concerto das Águas: ” Às vezes nos vimos em lugares ou situações que gostaríamos de compartilhar com quem amamos .”

Segundo Rubinho, quando ele esteve em Palma de Majorca, assistiu um concerto dentro de uma gruta chamada Caverna Del Dragon . “Este momento ficou gravado como uma tatuagem em mim , uma tatuagem na alma . E por quê não compartilhar essa experiência com os moradores e visitantes da minha belíssima cidade ?”, conta.

Para o publicitário, a inspiração de tudo é a Praça Ahermar de Barros, no Centro de Águas de Lindoia. “No caminho para o meu trabalho, e na volta do mesmo, contemplo todos os dias o paisagismo de um dos maiores paisagistas do mundo, Burle Marx . Estou falando da Praça Adhemar de Barros, e nessas indas e vindas, olhando para as linhas sinuosas do lago, imaginei o Concerto acontecendo lá”, complementa.

Concerto das Águas
Rubens Renzzo Júnior, idealizador do evento

Origem do Concerto das Águas

Se para muitos a Pandemia do Covid-19 foi um período de isolamento e de aflição, para Rubinho foi um tempo de se harmonizar com o universo. “Durante a pandemia, o universo trouxe até a minha loja pessoas iluminadas, e uma delas foi o americano D’André Grayson . Um missionário que está morando aqui na cidade e em um de nossos bate papos ,  enxerguei nele um talento pra música”, comenta .

Da observação do mundo a sua volta, Rubinho começou a desenhar o plano do Concerto das Águas. Viu que D’André Grayson  tinha um histórico de estudo de música, com premiação em concursos na Florida ( E.U.A ). O Concerto das Águas era a oportunidade dele mostrar todo o seu talento ao público e as pessoas usufruírem de sua música.

“Me vejo abençoado, pois as ideias sobre o Concerto foram fluindo e assim contactei o maestro e bacharel em violino Angelo Bonetti. Um músico conhecido pelas celebridades e nem por isso deixa de ser humilde. Virtude que foi essencial para o sucesso do evento”, confidencia Rubinho.

“Quando eu já estava com o roteiro das apresentações planejado, eis que entra na loja uma senhora muito simpática (Dona Nilz ) que ficou  sabendo  do Concerto através de um grupo do whatts ( turismo Águas de Lindóia ) que foi montado pelo hoteleiro Bruno Zanon. Dona Nilza, me pediu para avaliar os vídeos de sua sobrinha , a talentosa  cantora Fernanda Dianno que tinha participado de alguns programas na televisão em canais abertos”, conta.

Segundo Rubinho, assim que assistiu o vídeo, consultou músico D’Andre Grayson que permitiu a participação da cantora para compor o céu do concerto como a terceira estrela .

” Sonhando , acreditando  e realizando “

Rubinho explica que a ideia do evento foi apresentada para o secretário de Turismo de Águas de Lindoia, Lauro Franco, por uma comissão que saiu do grupo de whattsApp  Turismo Águas de Lindoia.

“Essa comissão era formada por cinco pessoas, mas após a reunião só ficaram três: eu, o Bruno Zanon e o Lauro Franco, o que me mostrou que adversidades não iriam comprometer meu sonho. Talvez o fato da Prefeitura não contribuir financeiramente com o evento fez com que essas pessoas desistissem”, explica meio que questionando o momento vivenciado.

De acordo com Rubinho, a reunião com representantes da Prefeitura foi um balde de água fria com relação a investimento financeiro, pois é necessário tempo para que os órgãos públicos tenham aprovação e realizem licitações de serviços e etc.

Sem dinheiro público, Rubinho convenceu a todos que apoiavam a iniciativa, que a verba era o de menos, pois se a ideia era boa , a verba sairia de apoiadores privados . E foi o que aconteceu.

O publicitário comemorou o fato do secretário de turismo autorizar a realização do Concerto das Águas, cedendo o espaço da praça Adhemar de Barros, toda iluminada, nos dias 23 , 25 , 26 , 27 ,e 28 de dezembro. Para ele, esta  já era uma grande conquista que alguns não enxergavam .

“Pessoalmente levei a ideia do Concerto aos proprietários dos hotéis, Zanon , Guarany , Grande Hotel do Lago, Mantovani e Panorama . Todos acreditaram no projeto e assim conseguimos as verbas . O Bruno Zanon também conseguiu a verba do Hotel Monte Real e eu como atual presidente da ACEAL também consegui a aprovação dos diretores para a contribuição financeira”, relata Rubinho.

Depois, vieram outros apoios: a Prefeitura emprestou 100 cadeiras que estavam no Hotel Vacance e foram transportadas pelo caminhão emprestado pelo Hotel Zanon .

“É importante frisar que não tivemos obstáculos para a realização desse evento. A Prefeitura estendeu um tapete vermelho para a equipe organizadora passar. Desde o prefeito, Gil Helou, o secretário de turismo, Lauro Franco, que nos ajudou na gravação dos vídeos de divulgação e participou efetivamente de todos os ensaios”, destaca Rubinho

” Não teve política nesse evento , apenas doação e dedicação .”

Segundo o idealizador do Concerto das Águas, com relação às celebridades envolvidas na divulgação, essas também tiveram grande valor e fizeram voluntariamente. Como a atriz Nívea Maria , que gentilmente gravou o primeiro vídeo de divulgação. Depois o cantor Sérgio Reis e o Joaquim, da famosa música boate azul contribuíram com outro vídeo.

O jornalista e apresentador Chico Pinheiro, da rede Globo, também presenteou o Concerto das Águas com outro vídeo de divulgação. A filosofa, e professora, Lúcia Helena Galvão da escola NOVA ACRÓPOLE, com sede em mais de 80 cidades no Brasil, e em mais 40 países , gravou um vídeo e ainda o postou no seu feed do instagram com 500 mil seguidores .

Os vídeos de divulgação além de serem postados nas redes sociais , foram divulgados na página VIVA ÁGUAS DE LINDOIA, de João Eduardo Biscuola, que transmitiu com exclusividade o Concerto das Águas. A  Rede Globo de televisão fez uma matéria do evento e, da cidade, com a prestigiada repórter Helen Sacconi .

O evento Concerto das Águas

O roteiro do evento, iniciou-se com a apresentação do cantor e músico D Andre Grayson que interpretou músicas de Whitey Huston , Frank Sinatra e Nat king Cole , tirando sorrisos e lágrimas do público . Esse talentoso músico também cantou o poema (PRUDÊNCIA) de Lucia Helena Galvão, musicalizada por Keco Brandão e cantada por Zizi Possi .

O roteiro seguiu com a participação mais que especial da cantora Fernanda Dianno, que com seu carisma e com seu tom de voz conquistou toda a platéia . Em seguida, com uma entrada no meio de uma névoa (provocada com low fog) um produto que faz fumaça , o maestro e violinista Angelo Bonetti , que em cima de uma barco iluminado tocou desde clássicos a pop , tocando profundamente com o som do seu violino o coração das mais de 500 pessoas ali presentes .

Nos dias 26 e 28 o evento contou com a apresentação do gaiteiro Felipe Ferreira que tocou com o maestro uma música do conjunto U2 e a famosa e conhecida música What a wonderful world .

No dia 27 , a equipe apresentou-se nos hotéis apoiadores e no dia 28,  com a autorização do diretor do balneário, Rogério Rizzo,  a equipe fez um espetáculo, onde o técnico de som e luz , DJ VENON pode expressar suas técnicas usando como palco o pé direito Balneário Municipal .

Com um público de 220 pessoas sentadas no Balneário e com toda segurança necessária, os músicos deram um verdadeiro show , emocionando a todos , inclusive toda a equipe .

“O resultado final foi como se tivéssemos ganho uma final de campeonato, mas o que me trouxe uma felicidade jamais experimentada foi o fato de enxergar que saímos do plano das idéias e fomos para o plano das ações .
Acho que essa frase resume tudo : Poesia , música e melodia nas obras primas de Burle Marx “, destaca Rubinho

E para quem quer mais, Rubinho adianta que em começará a elaboração do projeto ” Concerto das Águas II “, agora em 2022, e destaca que para isso acontecer vai precisar do apoio de todos os hotéis, comércio e da prefeitura. “Com  PRUDÊNCIA  faremos desse evento um marco para nossa cidade “, finaliza Rubens Renzzo Junior.

 

concerto das Águas
Público se emocionou com o espetáculo  na Praça Adhemar de Barros (Eduardo Biscuola)

Confira aqui a equipe do Concerto das Águas, realizado em Águas de Lindoia, em dezembro de 2021:

MÚSICOS :

  • D ANDRE GRAYSON ( MUSICO E CANTOR )
  • FERNANDA DIANNO ( CANTORA )
  • ANGELO BONETTI ( VIOLINISTA )
  • FELIPE FERREIRA ( GAITA )

TÉCNICO DE SOM E LUZ :

  • VENON ( MOOVA )

FOTOS E VÍDEOS :

  • EDUARDO BISCUOLA

 

DIVULGAÇÃO E APOIO :

  • VIVA ÁGUAS DE LINDOIA  (JOÃO EDUARDO BISCUOLA)

 

AGRADECIMENTOS :

  • FABIO DIANNO ,
  • MARCOS RIZZI ,
  • GLAUBER SILVA ,
  • BRUNO ZANON ,
  • LUAN LOPES ,
  • DONA ZILDA ,
  • EDUARDO BISCUOLA ,
  • JOÃO BISCUOLA ,
  • CESAR ( BONDE DAS AGUAS )
  • ANA BONETTI ,
  • VENON ( MOOVE ) ,
  • DU ( CHIC CHOPP 1 ) ,
  • PAULINHO ( CHIC CHOPP 2 E 3 ) .

APOIOS

Concerto das Águas

 

 

Foto: Divulgação / Eduardo Biscuola

Veja Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/07/ype-doa-10-mil-kits-para-vitimas-de-enchente-na-bahia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/06/regiao-prefeitos-vao-adotar-medidas-conjuntas-para-enfrentar-pandemia/