Mogi Guaçu registra dois casos de “Flurona”

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Guaçu confirmou nesta terça-feira, 4, que dois moradores são monitorados como os primeiros casos de “Flurona”, contaminação simultânea pelos vírus da Covid-19 e Influenza, na cidade. O quadro de saúde das duas pessoas, segundo a pasta, é estável e elas estão em isolamento domiciliar.

Segundo especialistas em Saúde, os pacientes infectados por “Flurona”, geralmente, apresentam febre, dor no corpo, falta de apetite, tosse, dor nas articulações, nos músculos e na garganta. Em casos mais graves, pode haver falta de ar e a necessidade de internação.

A circulação dos vírus Influenza e SARS-CoV-2 , a Covid-19, é preocupante e de alto risco para pessoas vulneráveis, já que as duas doenças afetam o sistema respiratório superior, alertaram especialistas.

“Flurona” no estado de São Paulo

O governo do estado de São Paulo informou nesta terça-feira, dia 04, que foram registrados 110 casos de duplo contágio de influenza e Covid-19, o que vem sendo chamado de “Flurona”, em todo o ano de 2021.

A expressão “Flurona” é a união entre as palavras “flu”, gripe em inglês, e “ona”, parte da palavra coronavírus. Especialistas afirmam, entretanto, que a população não precisa se apavorar, pois não há evidências de que a coexistência dos vírus causará quadros mais graves.

Os dados no estado de São Paulo são relativos apenas a casos de pacientes que foram hospitalizados e que tiveram resultado positivo para Influenza e SARS-CoV-2 por meio de teste rápido de antígeno ou também de exames do tipo RT-PCR.

Máscara e vacina para enfrentar o Flurona

Segundo o virologista e professor da Universidade de Brasília, Bergmann Ribeiro, em entrevista a Agência Nacional, a “Flurona” não é uma doença específica, e a coinfecção com dois vírus não é rara na medicina. Ele acrescenta que os sintomas da Covid e da gripe influenza são semelhantes, e só mesmo um exame de laboratório pode confirmar casos de “Flurona”.

Já os sintomas de uma dupla infecção não são necessariamente mais graves, e podem até ser leves, mas isso depende da imunidade de cada pessoa. O virologista aponta os cuidados que se deve ter para evitar o duplo contágio, como o uso de máscaras e distanciamento social.

Bergamnn Ribeiro relata que, com as festas de fim de ano e a não obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes externos, o contágio subiu naturalmente. Ele informa que a redução do número de vacinados contra a gripe também é uma das causas para o registro de casos de “Flurona” no Brasil.

Foto: (Divulgação / Reprodução / Pedro França/Agência Senado)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/03/vacinacao-covid-19-em-aguas-muda-para-salao-paroquial-do-bela-vista/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/03/estao-abertas-as-inscricoes-para-concurso-da-prefeitura-de-itapira/