MG: Vencimentos do IPVA 2022 começam em 21 de março

A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores , o IPVA de 2022, em MG, terá início em 21 de março. A medida, segundo o Governo de MG, tem o objetivo de desafogar o orçamento dos mineiros neste começo de 2022.

As datas dos vencimentos do IPVA foram definidas e publicadas na segunda-feira, dia 3,no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

As demais informações relativas ao IPVA, como a tabela de valores dos veículos, os agentes credenciados para se efetuar o pagamento, assim como a expectativa de arrecadação, serão disponibilizadas até o fim de janeiro, em resolução a ser publicada pela SEF/MG no Diário Oficial.

Congelamento

Neste ano de 2022 o Governo de MG não reajustou o IPVA.  “Será igual ao que foi pago há um ano. E haverá um desconto de até 6%. Aqueles que pagarem em parcela única terão automaticamente 3% de desconto e, se o contribuinte tiver quitado o IPVA de anos anteriores em dia, terá mais um bônus de 3%, chegando a um desconto total de 6%”, informou.

Com a divulgação das datas, os motoristas poderão se programar para o pagamento do imposto. Está mantido o desconto de 3% para a quitação em cota única e o bônus de 3% do programa “Bom Pagador”, ao qual faz jus quem quitou em dia os débitos tributários relacionados ao veículo nos anos de 2021 e 2020. Vale destacar que o desconto para o “Bom Pagador” é atrelado ao Renavam do veículo e não ao CPF do proprietário.

IPVA

Além do prazo maior, o governador Romeu Zema decidiu não reajustar o imposto e sancionou a Lei 24.029, de 29/12/2021, que estabeleceu o congelamento da tabela usada para calcular os preços dos veículos, repetindo os valores praticados em 2021.

Se fosse adotado o indicador padrão, que é a tabela Fipe, o impacto no bolso dos motoristas seria de 22,8%, em média.

Foto: Divulgação / Gil Leonardi / Imprensa MG

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/04/mogi-guacu-registra-dois-casos-de-flurona/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/01/03/estao-abertas-as-inscricoes-para-concurso-da-prefeitura-de-itapira/