Jacutinga quer abrigar Cervejaria Heineken e atrair 350 empregos

Nesta terça-feira, dia 28, o jornal Gazeta de Jacutinga trouxe a informação de que a Prefeitura de Jacutinga entrou na disputa pela fábrica da Cervejaria Heineken em Minas Gerais. A luta do município para obter a sede da nova unidade da Heineken se justifica na atração de 350 empregos diretos e investimentos de quase R$ 2 bilhões.

O Grupo Heineken afirmou na semana passada, dia 21, que a construção da nova fábrica da empresa será mesmo em Minas Gerais e que a nova localidade do estado será anunciada em breve. O comunicado foi feito após a Heineken desistir da instalação da unidade em Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Agora, vários municípios mineiros lutam para atrair o novo empreendimento.

Jacutinga é uma das cidades que declararam interesse em receber a fábrica. Segundo divulgado pela imprensa local, além dos contatos já realizados com representantes da multinacional, a Prefeitura de Jacutinga solicitou aos diretores da Verallia – empresa que produz garrafas da cervejaria e que tem uma filial aqui na cidade, que intercedessem junto a Heineken em prol ao município.

“Os contatos diretos oferecendo Jacutinga aos representantes da cervejaria foram iniciados bem antes da divulgação de que a companhia havia desistido, no dia 13 de dezembro, de erguer as instalações na cidade de Pedro Leopoldo, mas que desejaria manter a unidade em solo mineiro. A proposta foi recebida e a Prefeitura de Jacutinga se colocou à disposição da companhia cervejeira para discussão e análise da carta de intenções apresentada”, disse o Secretario Municipal de Governo, Newton José de Carvalho.

Disputa está acirrada

Como a desistência da instalação da fábrica da Heineken em Pedro Leopoldo foi porque o terreno onde a unidade seria construída estava próximo a uma área de preservação ambiental e arqueológica da região, desde então, quase todos os 853 municípios mineiros manifestaram interesse em receber o investimento bilionário, conforme confidenciou uma fonte da Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais (INDI) ao Terra do Mandu.

A Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí está na briga para ter a cervejaria em seu território. Ela aposta nos seus atrativos para receber a unidade da Heineken, como localização privilegiada, água mineral de qualidade, infraestrutura logística, tecnologia e mão de obra especializada são fatores relevantes oferecidos à multinacional. O município, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, fez contato com dirigentes para se colocar como opção para a multinacional.

“Os contatos diretos oferecendo Santa Rita do Sapucaí aos representantes da cervejaria foram iniciados logo após a divulgação de que a companhia havia desistido, na segunda-feira (13), de erguer as instalações na cidade de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, mas que desejaria manter a unidade em solo mineiro. A proposta foi recebida e a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí se colocou à disposição da companhia cervejeira para discussão e análise da carta de intenções apresentada”.

Sobre o Grupo Heineken

O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM).

Foto: Divulgação/ Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/12/27/prefeitura-de-itapira-abre-inscricoes-para-concurso-publico-dia-03-01/