SP já prepara carteiras de vacinação infantil contra a Covid-19

Secretaria de Comunicação define layout de documento exclusivo para público com idade entre 5 e 11 anos

O Governo de São Paulo informou nesta segunda-feira, dia 27, que está pronto para começar a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A Secretaria de Comunicação já elaborou o layout que será usado em cerca de 4,5 milhões de carteiras de vacinação destinadas exclusivamente ao público infantil. O documento para controle das doses aplicadas em crianças será usado emodos os locais de vacinação contra o coronavírus.

O design privilegia o topo do documento na cor amarela e a hashtag #VacinaJá em letras coloridas. A antecipação de etapas administrativas é considerada fundamental, segundo o Governo de São paulo, para agilizar a aplicação em crianças, medida que já foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Uma pesquisa recente da Fiocruz aponta que a vacinação do público entre 5 e 11 anos é determinante para aumentar a cobertura de imunização contra a Covid-19 em todoo Brasil. São Paulo também aguarda resposta da Anvisa a novo pedido do Instituto Butantan para uso da Coronavac na imunização infantil.

Sem necessidade de prescrição da vacina infantil

O coordenador-executivo do Comitê contra a Covid-19 de São Paulo, João Gabbardo, afirmou, na sexta-feira, dia 24, em entrevista à CNN, que não será exigida no estado a prescrição médica para vacinação contra o coronavírus em crianças entre 5 e 11 anos no estado.

“Nós não vamos exigir, até porque não é factível ter esse atestado médico. Não vamos ter profissionais, não vamos ter médicos suficientes para receber uma quantidade tão grande de crianças que vão precisar de atestado para receber a vacina nas próximas semanas”, declarou Gabbardo.

O anúncio da necessidade de prescrição médica, além de um “termo de consentimento livre esclarecido”, foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na quinta-feira, dia 23.

Vacinação contra Covid-19 em Crianças

O Governador João Doria (PSDB) anunciou no início de novembro que a Secretaria de Estado da Saúde iria oficializar á Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) uma solicitação de urgência para a autorização do início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade. A imunização desta faixa etária já começou em outros países do mundo, incluindo a Argentina, o Chile e a Colômbia, na América Latina. SP aguarda a resposta do pedido.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/12/27/prefeitura-de-itapira-abre-inscricoes-para-concurso-publico-dia-03-01/