Mauro Leopoldo é campeão no Rio Summer International Open da IBJJF

Mauro Leopoldo, natural de Águas de Lindoia, participou no último final de semana do torneio Rio Summer International Open da IBJJF, um campeonato de Jiu Jitsu de alto nível, que aconteceu de 13 e 14 de Janeiro, no Parque Olímpico da Vila Militar, em  Deodoro (RJ), sagrando-se campeão.

O atleta de 30 anos, competiu na Faixa Preta 1 grau, na categoria Galo, até 57 kg Master 1. Ele treina na Alliance Águas de Lindoia e atua como Professor da Pro Fight Águas de Lindóia. Mauro Leopoldo recebe patrocínio da Bioleve e Look Water.

Mauro Leopoldo

Na luta deste sábado, dia 13, o atleta lindoiense venceu o Campeonato Rio Summer International Open IBJJF, numa luta final contra Rafael Mattos, por estrangulamento com a lapela. A luta teve duração de 2:30 mim, sendo que a duração em média deste tipo de luta é de 6 minutos, mas ele finalizou em bem mesnos tempo, subindo ao pódium na primeira colocação do Jiu Jitsu Faixa Preta 1 grau, na categoria Galo, até 57 kg Master 1.

Após a vitória e as comemorações, agora Mauro Leopoldo se prepara para o próximo campeonato que será em março, na cidade de Curitiba (PR). O próximo desafio trata-se do  Campeonato Curitiba Summer International Open IBJJF.

Confira a agenda de lutas do atleta para 2024:

Mauro Leopoldo

Histórico do atleta

Mauro Leopoldo é um atleta profissional de Jiu Jitsu, na faixa preta e atleta Profissional de MMA, nascido e criado em Águas de Lindóia. No MMA ele tem 7 lutas profissionais e vem competindo, mantendo a rotina de treinamentos, o que dá condições para conquistar títulos desde 2010, tanto no Jiu Jitsu como no MMA, pela CBJJ/IBJJF. No Jiu Jitsu Mauro Leopoldo tem alguns títulos como: Bi campeão Brasileiro, Bi campeão Sul Americano, Bi campeão São Paulo Open, Campeão Brasileiro No-Gi entre outros.

Jiu Jitsu

O jiu-jítsu é um esporte de combate e uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão. Trata-se de uma luta em que o atleta tenta controlar o adversário com golpes, até conseguir imobilizá-lo, usando técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate.
O jiu-jítsu teve origem cerca de três mil anos antes de Cristo, provavelmente na Índia, onde era praticado por monges budistas. Anos depois, o jiu-jítsu foi aperfeiçoado no Japão. Nas escolas de samurais, no Japão, a ideia era treinar os guerreiros para situações em que eles fossem capazes de se defender quando ficassem sem espadas ou lanças.

Mitsuyo Maeda (1878-1941), conhecido como Conde Koma, foi um mestre de artes marciais responsável pela divulgação do jiu-jítsu fora do Japão. Conde Koma nasceu no Japão e, anos depois, naturalizou-se brasileiro. O primeiro país onde apresentou a modalidade foi os Estados Unidos, em 1904. Depois, passou por outros países, até chegar ao Brasil em 1914, participando na origem do jiu-jítsu brasileiro (Brazilian jiu-jítsu).

O jiu-jítsu brasileiro (Brazilian jiu-jítsu) é um estilo de jiu-jítsu muito respeitado e que tem vários atletas no mundo.Em 1915, o mestre de artes marciais Conde Koma, chegou a Belém do Pará. Em Belém, abriu uma escola de jiu-jítsu, onde deu aulas a Carlos Gracie, filho de um empresário que tinha ajudado Conde Koma em sua mudança para o Brasil.

O empresário tinha outros filhos, que também se dedicaram a aprender a arte marcial, inclusive, aprimorando as técnicas que haviam aprendido. Em 1925, a família Gracie abriu uma academia de jiu-jítsu. A popularização das Artes Marciais Mistas (MMA – Mixed Martial Arts, em inglês) ajudou a popularizar o jiu-jítsu brasileiro, porque nos eventos mundiais de MMA, o jiu-jítsu era uma das lutas que mais se destacava.

 

Foto: Atleta venceu luta no Rio Summer International Open da IBJJF (arquivo pessoal)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/01/18/provas-dos-concursos-da-prefeitura-de-aguas-sao-no-domingo-21/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/01/18/comecam-nesta-sexta-feira-inscricoes-para-o-enem-dos-concursos/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/01/18/so-pra-contrariar-agita-aguas-de-lindoia-nesta-sexta-19/