Águas de Lindoia: SAAE Ambiental libera água das 6 às 18 horas

O SAAE Ambiental de Águas de Lindoia comunicou nesta sexta-feira, dia 22, através de suas redes sociais, que vai liberar o fornecimento de água em toda a cidade das 6 às 18 horas.

Segundo a autarquia, a medida se deu devido as chuvas dos últimos dias, que possibilitou o aumento do tempo de abastecimento. Confira o comunicado do SAAE Ambiental de Águas de Lindoia:

ambiental

 

Histórico da Crise Hídrica em Águas de Lindoia

Nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, o SAAE Ambiental de Águas de Lindoia diminuiu o fornecimento de água à população, pela ETA 2, em 3 horas, ou seja, a água passou a ficar aberta aberta das 7 às 14 horas.

Os bairros abastecidos pela ETA 2, do Kalil, são: Francos, Casas Populares, Jaboticabal e Jardim Europa. na época, a ETA 2 estava operando com 15% de sua capacidade na semana passada, mas agora está com 10% de capacidade.

A Represa do Cavalinho Branco, que fica no centro e abastece a ETA 1, estava com 2% de sua capacidade. Os bairros atendidos pela ETA 1 são: Centro, Bela Vista, Jardim Meridien, Barreiro, Nova Lindoia, Assumpção, Parque das Fontes, Mirante, Jardim Monte Alegre e Moreiras. O fornecimento de água nestes bairros vigorava das 7 às 14 horas desde o dia 20 de setembro.

No dia 20 de setembro o SAAE Ambiental determinou o horário das 7 às 14 h para fornecimento de água pela a ETA 1 e das 7 às 17 h na ETa 2. Na época, a redução do abastecimento de água, devido a Represa do Cavalinho Branco foi determinante para a medida, pois o lago estava com 2% de sua capacidade e a Represa do Kalil, no Jaboticabal, com 10% .

Estado de Emergência

O SAAE Ambiental de Águas de Lindoia decretou o Estado de Emergência no dia 26 de agosto, devido a grave situação causada pela estiagem, com a possibilidade de aplicar multas para quem for flagrado desperdiçando água, como: lavando calçada, carros e consumindo grandes quantidades desnecessariamente.

A autarquia editou a Portaria 1320/2021, assinada pelo presidente João Orru, e publicada no Diário Oficial do Município, em sua edição do dia 30, na qual decreta o Estado de Alerta/Emergência decorrente da grave situação de escassez de água causada pela estiagem e poderá multar quem for flagrado desperdiçando água, de acordo com a Legislação Municipal (2.942/14).

O Estado de Emergência foi estendido a toda a cidade de Águas de Lindoia através do Decreto nº 3559, publicado no Diário Oficial do Município de Águas de Lindoia, edição do dia 31 de agosto, e assinado pelo prefeito Gilberto Helou (PSDB).

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/10/21/fatec-itapira-termina-dia-26-prazo-para-pedir-isencao-reducao-de-taxa-do-vestibular-2022/